Em ações realizadas no final de semana na Capital, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran-PB, por meio das equipes de fiscalização da Operação Lei Seca, notificou 39 condutores por dirigir sob efeito de álcool. Um motorista foi conduzido à delegacia. As fiscalizações resultaram ainda na apreensão de 27 carteiras de habilitação e na remoção de 12 veículos ao pátio de custódia do órgão.
De acordo com Ricácio Cruz, coordenador da Operação Lei Seca na Paraíba, ações desse tipo reforçam a segurança da população e diminuem o número de vítimas do trânsito. “O objetivo das ações preventivas e coercitivas é diminuir cada vez mais o número de vítimas oriundas de acidentes provocados pela combinação entre álcool e direção”, disse.
Blitzen – As estratégias de fiscalização são traçadas de acordo com levantamentos estatísticos do Detran-PB, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e Polícia Militar. Locais com maiores índices de incidentes e próximos a grandes eventos são priorizados pela probabilidade de apresentarem motoristas que ingeriram álcool e assumiram a condução de veículos, infringindo as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e colocando vidas em risco. A participação da população também é importante. Denúncias podem ser feitas por meio dos perfis do órgão nas redes sociais ou da ouvidoria.
Fonte: Secom-PB