E agora Cartaxo, a tarifa aumenta? - Por Laerte Cerqueira

Empresários já enviaram planilha de custos com pedido de reajuste

só onibusO diretor-executivo da AETC, Mário Tourinho, afirmou na Rádio CBN, na última sexta-feira, que já foi enviado à Semob um pedido para que fosse feita uma revisão nos custos do transporte coletivo da capital. Com o resultado da análise, será possível confirmar se há ou não necessidade de aumentar a passagem de ônibus em JP. Tourinho lembrou que esse pedido é feito justamente para evitar que os empresários sejam acusados de estabelecer preços, querendo aumentar o valor do serviço para ter mais lucro. Segundo ele, a partir dos cálculos, a própria prefeitura vai ver que as contas não fecham. Não fecham porque parece óbvio: tudo aumentou: energia, água, combustível e outros insumos básicos. Tudo estaria empurrando a tarifa para cima.

Também na sexta-feira, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), negou que esteja sendo pressionado pelas empresas para aumentar o preço das passagens e disse que o assunto ainda não foi debatido. Talvez, não. Mas está prestes a bater na porta do gabinete, no Centro Administrativo. Mais de 10 capitais brasileiras já reajustaram o preço dos transportes. Alguns reajustes de assustar: mais de R$ 0,50. Aqui, o aumento chegará mais cedo ou mais tarde. Se for mais cedo, menor. Mais tarde, maior.

Se Cartaxo conseguir evitar esse aumento antes da eleição, ele tem um coelho na cartola. Será o que Dilma perdeu? Brincadeiras à parte, ele terá duas opções: ou represa esse aumento, que parece inevitável, ou reajusta logo para evitar um desgaste mais perto da eleição. Não aposto e não vou prever. Apenas registro que, se optar pela primeira, terá que ser habilidoso para evitar que a bomba estoure lá na frente, no seu segundo mandato (se ganhar). Vale registrar que em 2014, ano de eleição, não houve aumento. Em 2013, redução de tarifa por causa das manifestações. Mas, ano passado, foram dois reajustes.

Se optar por um reajuste, mesmo tímido, pode fazê-lo de maneira menos dolorosa. Talvez esperar a folia carnavalesca passar por nossas avenidas. Ou avisar numa sexta-feira à noite, para evitar a repercussão negativa que naturalmente a imprensa traz. Nenhum cidadão gosta de aumento. Só do próprio salário, mas esse está difícil. Então, esperemos a análise da Semob e o roteiro pronto. Os cálculos serão apresentados ao Conselho, que aprova um valor alto, aí o prefeito veta. Porém mantém o reajuste com um valor menor. É o jogo de cena previsível e que um ano atrás do outro se repete.

Baile
Está programado para o próximo dia 22 o tradicional Baile Vermelho e Branco, do Clube Cabo Branco. Capilé, Rota News Folia e Malandros do Morro serão as atrações.

Reclamação
Em Pitimbu, alguns moradores estão “p” da vida com a prefeitura. Gastou R$ 32 mil com fogos de artifício no fim de ano. Mas tem gente sem receber remédios controlados.

Convite
O presidente estadual do PSD e deputado federal, Rômulo Gouveia, confirmou o convite feito pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, ao prefeito de JP, Luciano Cartaxo, para que ele faça parte da Executiva Nacional. Rômulo voltou a afirmar que Cartaxo está livre para costurar as alianças que forem necessárias para as eleições deste ano.

Certo
O presidente do PTdoB na PB, deputado estadual Genival Matias, fala abertamente de suas preferências para as eleições deste ano. Em JP, quer o partido com o PSB.

Preferência
Em CG, quer apoiar o deputado Adriano Galdino, se ele for candidato. Mas, se o nome for outro, irá aguardar a decisão do diretório municipal, comandado por Inácio Falcão.

Decisão
“Vamos ter uma reunião no final de Janeiro para começar estabelecer um caminho por onde o partido vai seguir”, disse Genival Matias.

CRCPB
O Conselho Regional de Contabilidade tem um novo diretor. Na última semana, tomou posse Garibaldi Dantas Filho. Para vice-presidente foi nomeada a contadora Vilma Pereira de Souza.

Menos tempo
Neste ano, a campanha começa oficialmente em 16 de agosto, ao contrário das eleições de 2014, quando os candidatos podiam pedir votos somente a partir de 6 de julho.

Nas ondas
A propaganda no rádio e na TV só começa a ser transmitida em 26 de agosto. Antes, os programas começaram a ser exibidos em 19 de agosto. Bom para candidatos já conhecidos.

Sem pedidos
Os políticos já podem se apresentar como pré-candidatos, mas estão vedados pedidos explícitos de votos antes do período oficial de campanha. Então, cuidado com o que se fala nas plenárias.

Pode
Na pré-campanha, o pré-candidato pode divulgar posições pessoais sobre questões políticas, ter qualidades pessoais exaltadas, inclusive em redes sociais e em eventos cobertos pela imprensa.

Jornal da Paraíba