Um paciente de 46 anos, natural de Patos, conseguiu na Justiça o direito de receber a substância fosfoetanolamina, a chamada “Pílula da USP”, produzida em laboratório pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo , que promete combater o câncer.
A decisão liminar foi concedida pelo Juíz Ramonilson Alves e saiu na quarta-feira, 16.
A ação foi impetrada pelo advogado patoense André Guedes e de acordo com o ele, esse foi um caso bastante importante de sua carreira e, quando soube do parecer favorável, ficou muito feliz com o resultado: “Estamos extremaente satisfeitos com essa decisão, pois a liberação desse remédio vai trazer alegria e acima detudo esperança para o paciente”, destacou.
Esta é a terceira decisão na Paraíba, que trata sobre o tema. O primeiro caso aconteceu na cidade de Santa Luzia e o segundo em João Pessoa.
O paciente está com um câncer nos rins e atualmente encontra-se realizando tratamento no Hospital Laureano, em João Pessoa.
A substância é pesquisada há mais de duas décadas, mas barreiras burocráticas impedem o cidadão de ter acesso livre ao tratamento com o medicamento, somente através das vias judiciais.