Entretenimento

Em mensagem pela paz, Francisco pede fim da pena de morte

Em mensagem pela paz, Francisco pede fim da pena de morte

papa francisco
CIDADE DO VATICANO, 15 DEZ (ANSA) – O papa Francisco fez um chamado humanitário contra a pena de morte e pela defesa do “trabalho, da terra e da moradia”, na tradicional mensagem do Vaticano pelo Dia Mundial da Paz, celebrado todo 1 de janeiro e cujo conteúdo foi divulgado hoje (15). “Desejo renovar o chamado às autoridades estatais para a abolição da pena de morte e para que seja considerada a possibilidade de uma anistia”, escreveu o líder da Igreja Católica, pedindo “gestos concretos” e “atos de coragem” aos países regidos pela pena capital. “Em relação aos detentos, em muitos casos parece ser urgente a adoção de medidas concretas para melhorar suas condições de vida nas prisões, dando uma atenção especial àqueles que estão privados de liberdade e em espera de julgamento, tendo em mente a finalidade reeducativa de sanção penal e avaliando a possibilidade de inserção nas legislações nacionais de penas alternativas”, escreveu o Papa. Francisco também orientou as autoridades mundiais a “repensarem as legislações” sobre imigração para proporcionar um acolhimento respeitoso e recíproco, com deveres, responsabilidades e integração.

De acordo com o líder católico, “a clandestinidade leva os imigrantes à criminalidade”. Em sua mensagem ao Dia Mundial da Paz, o Papa fez ainda um “triplo chamado” aos países: de não levar outros povos à guerra; de cancelar ou renegociar a dívida de nações pobres; e de uma cooperação não condicionada por dilemas ideológicos que respeite os valores e não infrinja os direitos à vida. Pensando no Ano Santo Extraordinário (Jubileu), convocado por Francisco com o tema da “Misericórdia” e o qual vigorará por todo o ano de 2016, a mensagem papal destaca a necessidade das autoridades garantirem emprego, moradia e terra. “Penso que a criação de postos dignos de trabalho combate a praga social do desemprego, que atinge um grande número de famílias e de jovens e tem consequências gravíssimas em toda a sociedade”, afirmou.

No dia 1 de janeiro, o papa Francisco celebrará uma missa na Praça São Pedro, no Vaticano, pelo Dia Mundial da Paz, às 10h locais (7h em Brasília). À noite, ele abrirá a Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maggiore.

(ANSA)