ANS suspende a venda de 43 planos de saúde no Brasil

Decisão foi motivada pelo não cumprimento dos prazos máximos de atendimento e outras reclamações

planos de saúdeA Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a venda de 43 planos de saúde de 16 operadoras no País a partir de quinta-feira, 19. Segundo a autarquia, a decisão foi motivada pelo não cumprimento dos prazos máximos de atendimento e outras reclamações sobre os serviços, como negativas indevidas de cobertura.

Com a suspensão, as operadoras ficam impedidas de receber novos clientes nesses planos até comprovarem à ANS terem melhorado a assistência. Já para os beneficiários existentes, o atendimento permanece normal.

A suspensão é resultado do 15º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que avalia permanentemente as operadoras quanto às reclamações relativas à cobertura assistencial.

“A medida funciona em dois sentidos: por um lado, obriga as operadoras a melhorarem o atendimento para que voltem a comercializar esses planos para novos clientes; por outro, protege os beneficiários desses planos, já que evita a entrada de novos consumidores enquanto não houver comprovada adequação da assistência”, destaca o diretor-presidente da ANS, José Carlos Abrahão, em nota.

Além de interromper a venda, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multas que variam de R$ 80 mil a R$ 100 mil. Das 16 operadoras com planos suspensos nesta etapa, 10 constavam na lista de suspensão do período anterior.

 

O Estado de S. Paulo