Com um vestido tomara que caia curto e justo, valorizando as curvas, a Mamãe Noel instalada em uma das rotatórias da avenida Juscelino Kubitschek, no centro de Palmas, está gerando polêmica. A prefeitura da capital já começou a instalação da decoração natalina, utilizando materiais novos e itens de 2014, que foram restaurados. Entre as novidades estão Papais Noéis de bermuda, com a barriga de fora e as polêmicas Mamães Noéis.
A estudante de jornalismo Elini Oliveira disse que não se sentiu ofendida com a representação da figura natalina. “Sempre imaginei a Mamãe Noel como uma avó e foi isso que aprendi desde a infância. Achei apenas diferente”, explicou.
Já a dona de casa Lourdes Alves brinca na hora de comentar sobre a decoração. “Tá legal, bonita. Tá combinando com o calor daqui de Palmas”, diz aos risos.
Por outro lado, parte da população, acostumada com as decorações tradicionais, reclamou da sensualidade esbanjada pela senhora Noel.
A representante do Coletivo de Mulheres da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Elis Maysa Ferreira, defende que a personagem estava representada de forma sexualizada, o que para ela é desnecessário.
“Só contribui para a objetificação da mulher e reforça o fato de que a sociedade a trata como um objeto de desejo para o homem. Meninas morrem todos os dias vítimas de distúrbios alimentares. Não precisamos afimar na mente delas que precisam ser perfeitas e o companheiro não. E é isso que a prefeitura está fazendo”, alegou.
E a reclamação foi tanta que antes mesmo do Coletivo se organizar e fazer um abaixo-assinado, na terça-feira (10) a senhora Noel recebeu da prefeitura roupas novas. “Mesmo vestida ela ainda prega a ditadura da magreza, como se tivesse algo errado com um corpo gordinho. Vamos em frente com o abaixo-assinado”, finalizou Maysa.
O superintendente de serviços públicos da Prefeitura de Palmas, disse que recebeu dezenas de mensagens sobre a roupa dos bonecos. Ele alegou que para não dar força à polêmica, a gestão preferiu trocar a roupa dos ornamentos femininos. “A Mamãe Noel precisa de uma roupinha de verdade e ela já está sendo vestida.
Um levantamento feito pelo G1 comprovou que após a polêmica todas as Mamães Noéis estão recebendo roupas novas.
Natal 2015
No final de outubro uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) iniciou o trabalho de restauração dos enfeites natalinos usados no ano passado, recuperando a pintura e remodelando alguns itens. Mesmo reutilizando os ornamentos de 2014, a secretaria ainda teve que desembolsar R$ 900 mil para a aquisição dos novos enfeites.
Segundo a prefeitura, a decoração deste ano vai enfeitar as rotatórias, entradas das quadras e praças da capital. Ainda conforme a gestão, até o final deste mês de novembro serão anunciadas a programação completa e a data de lançamento do Natal 2015.
G1