(Frederico A. Passos para o BR29)
A crise na Globo ainda não é séria. Mas alguns fatos já causaram estragos na Vênus Platinada. Para a temporada de 2016 da Fórmula 1, por exemplo, a Globo não conseguiu vender todas as cotas de patrocínio. A Petrobras pulou fora. Para preencher as seis cotas, a Globo inovou e preencheu o vazio deixado pela Petrobras com a desconhecida ZAP Imóveis, empresa da família Marinho. Ou seja, pela primeira vez, a Globo preenche uma cota de patrocínio com uma empresa da própria Globo. Ela preencheu um buraco com vento!
E a audiência do Jornal Nacional e da sua novela das 21h, A Regra do Jogo, andam descendo ladeira abaixo todos os dias. Segundo o Ibope, na segunda-feira, dia 2.11 (Dia de Finados), a Globo amargou o segundo lugar em audiência nos três principais centros urbanos: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Nesse dia, a novela da Record, Os Dez Mandamentos, surrou a Globo, deixando hematomas no William Bonner e na direção da novela!
Segundo matéria divulgada hoje (05.11) no site Notícias da TV, o Jornal Nacional já apanha da Record por três dias consecutivos. Papai do céu, o que está acontecendo com o povo brasileiro!
Apesar de defender com unhas e dentes o capitalismo selvagem, a Globo nunca deixou de lado as benesses do Estado. Cresceu poderosamente durante a ditadura militar. E sempre foi bajulada pelos governos após a abertura política.
Durante o governo FHC, por exemplo, a Globo recebeu gordos empréstimos do BNDES. E figura como uma das maiores sonegadoras de impostos do País. A RBS, afiliada da Globo no Sul, é uma das empresas envolvidas no escândalo de corrupção investigado na Operação Zelotes. A RBS é acusada de pagar propina de R$ 11,7 milhões para fazer desaparecer uma dívida do grupo na Receita Federal.
Nesses últimos doze anos de governo de Lula e Dilma, a receita de publicidade da Globo em relação ao governo federal caiu bastante. Se no governo FHC a verba de publicidade do governo federal era distribuída em 499 veículos de comunicação, atualmente esses números subiram para 2.700 veículos. E, mesmo assim, os valores ainda são expressivos para a Rede Globo, que ainda recebe 37% do total de recursos de publicidade do governo federal.
Talvez por isso a Globo anda apontado sua metralhadora cheia de mágoas para o Governo Dilma, procurando desgastá-lo a cada dia. Todas as notícias sobre o governo são negativas. O Brasil, segundo a Globo, está um caos.
E, no seu tiroteio desenfreado, sobra munição também para ferir o ex-presidente Lula.
A ordem na Globo é desgastar o governo e acabar com Lula. Talvez seja uma estratégia suicida. Principalmente porque o tiroteio da Globo não ecoa no Congresso, onde as lideranças políticas da oposição seguem cambaleantes, tais como Eduardo Cunha e Aécio Neves.
O problema é saber quantos brasileiros ainda vão continuar surdos e cegos para a tal “credibilidade” jornalística da Globo e de seu império, formado pelo jornal O Globo, pela CBN (rádio) e pela Globo News (TV fechada). Muitos já estão mudando de canal, lendo outros jornais e desligando o rádio. E você?
#NovembroSemGlobo
http://br29.com.br/