Os participantes do IGF 2015 – governos, sociedade civil, empresários, pesquisadores e outros interessados – avaliarão entre os dias 10 e 13 de novembro o potencial da Internet no alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; cerimônia de abertura acontece às 14h.
Foto: Ricardo Matsukawa
Cerca de 5 mil pessoas, incluindo funcionários governamentais de alto nível, líderes da sociedade civil e especialistas em políticas da Internet, vão se reunir – presencialmente e online – durante a 10ª Reunião Anual do Fórum de Governança da Internet da ONU (IGF), em João Pessoa (Paraíba), entre os dias 10 a 13 de novembro para discutir o papel central da Internet na implementação bem-sucedida da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Participa do encontro o secretário-geral assistente da ONU para o Desenvolvimento Econômico, Lenni Montiel, que representa o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. “A Plataforma IGF tem contribuído para os esforços a nível nacional, regional e internacional para construir um ciberespaço que promova a paz e a segurança, permita o desenvolvimento e garanta os direitos humanos”, disse Montiel.
Confira as fotos do evento em alta resolução da segunda-feira, 9 de novembro, quando os primeiros eventos paralelos ocorreram: http://bit.ly/IGF2015fotos (Atenção: toda e qualquer foto deve ser creditada a Ricardo Matsukawa, a não ser quando a legenda informar outra coisa)
O décimo IGF vem em um momento crítico, em meio à recente adoção da nova agenda de desenvolvimento sustentável, que destaca a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Internet nas atividades de desenvolvimento. A nova agenda define uma meta ambiciosa para “aumentar significativamente o acesso à tecnologia da informação e comunicação” e no esforço para “fornecer acesso universal e barato à Internet nos países menos desenvolvidos até 2020”.
As TICs e a Internet promovem o desenvolvimento ao permitir o acesso à informação e a recursos educativos, de saúde; bem como melhorando a produção e distribuição de alimentos.
“Há menos de dois meses, os líderes mundiais adotaram a visionária Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nosso desafio agora é implementar este plano para um futuro melhor. Tecnologias de informação e comunicação e a Internet podem capacitar esse empreendimento global”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), haverá mais de 7 bilhões de assinantes de um serviço de telefone celular até o final de 2015, correspondendo a uma taxa de 97% de penetração, acima dos 738 milhões em 2000. No entanto, embora tenha havido alguns progressos na redução da chamada “lacuna digital” – que separa os “conectados” e os “desconectados” –, quatro bilhões de pessoas no mundo em desenvolvimento permanecem sem acesso à Internet.
Mais sobre o IGF
O IGF fornece uma plataforma de diálogo e intercâmbio de pontos de vista multissetorial, imparcial e independente, e de compartilhamento de conhecimentos e melhores práticas sobre políticas relativas à Internet. É um fórum aberto a todas as pessoas com interesse em questões de governança da Internet.
O Fórum da ONU fornece uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores envolvidos na governança da Internet, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), bem como outras instituições e indivíduos com especialidade comprovada e experiência em assuntos relacionados à governança da Internet.
O tema deste ano – “Evolução da Governança da Internet: empoderando o desenvolvimento sustentável” – abordará oito subtemas: Cibersegurança e confiança; Economia da Internet; Inclusão e diversidade; Abertura de acesso; Reforçando a cooperação multissetorial; Internet e os Direitos Humanos; Recursos críticos da Internet; e questões emergentes.
“As tecnologias da informação e da comunicação, que são um promotor poderoso do desenvolvimento sustentável, podem fazer grandes contribuições para a implementação dos objetivos e metas da Agenda 2030”, observou o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo.
Ocorrerão dentro do Fórum dezenas de eventos, incluindo o Fórum de Melhores Práticas do IGF, as “Coligações Dinâmicas” e o encontro “Opções Políticas para Conectar o Próximo Bilhão”, oportunidades únicas para discutir assuntos relacionados ao futuro da Internet.
Todas as informações, incluindo links para a programação e outros dados, em http://nacoesunidas.org/tema/igf2015; Acesse também o site oficial do evento: www.intgovforum.org
Participação remota: a imprensa e outras partes interessadas que não estão presentes em João Pessoa podem participar remotamente. Qualquer um pode acessar os eventos: www.intgovforum.org/cms/remote-participation/igf2015-cast