O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) comete acerto digno de registro ao nomear o engenheiro Carlos Batinga para a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa.
Tenta corrigir, e talvez ainda haja tempo, um dos grandes erros de sua gestão, que foi a nomeação e a manutenção até agora de Roberto Pinto na Semob. Pinto não era técnico da área e vinha agindo na base da pressão, fazendo puxadinhos. Ora, atendia as reclamações das ruas. Ora, seguia a orientação de um dos grupos técnicos internos.
Mas não se pode crucificar Roberto Pinto. Na verdade, o grande responsável pelo erro na condução do trânsito em João Pessoa é o próprio prefeito Luciano Cartaxo, que não ousou no setor.
Quanto ao engenheiro Carlos Batinga, talvez seja apropriado se afirmar que ele confirma a máxima de que “santo de casa não obra milagres”.
Batinga é, sem dúvidas, um dos mais respeitados especialistas em trânsito do Brasil. Foi responsável pela estruturação do órgão de trânsito, hoje Semob, de João Pessoa, lá no início. Mas, como a política na Paraíba sempre atrapalha, teve sua capacidade ignorada ao longo dos anos por causa de sua militância partidária.
Atualmente, Carlos Batinga integrava o conselho de trânsito de Salvador, onde já prestava serviço há muitos anos. Foi também integrante do conselho de trânsito de Natal. Chegou a ter o nome cogitado para a coordenação do órgão que cuida de mobilidade urbana do Ministério das Cidades. Conhece bem todas as experiências exitosas de mobilidade ao redor do mundo.
Registre-se, porém, que somente os conhecimentos de Carlos Batinga não vão resolver os graves problemas do trânsito em João Pessoa. É preciso que o prefeito e a Prefeitura colaborem. E é preciso também que os recursos dos projetos de mobilidade sejam liberados, assim como há urgente necessidade de elaboração do plano de mobilidade da Capital. Neste campo, Cartaxo precisa tirar o pé do freio.
Em tempo
Além de verdadeiramente de conseguido um excelente quadro técnico para sua gestão, o prefeito Luciano Cartaxo pode ter agido para garantir o PSC em sua aliança política para a reeleição. Carlos Batinga suplente de deputado estadual pelo PSC.
Autor: Josival Pereira
Em Tambaú247