Cooperativa de Ortopedia emite nota explicando vídeo de médico reclamando de equipamento no Trauma

Imagens foram enviadas apenas a grupo de médicos da unidade de saúde

POLÊMICA: Furadeira quebra durante cirurgia, médico faz críticas e direção rebate – VEJA VÍDEO de Clilson JuniorA Cooperativa de Ortopedia e Traumatologia que presta serviço ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa emitiu nota na tarde desta quarta-feira, 28, lamentando o vazamento de vídeo em que o médico Rodrigo Castro de Amaral aparece reclamando de mal funcionamento de um equipamento durante realização de cirurgia.

Segundo a nota, que pode ser lida abaixo, a intenção do profissional era alertar o coordenador do setor no Hospital para a substituição rápida da furadeira, através de grupo no Whatsapp. O texto afirma que apenas profissionais integram o grupo, logo, não havia justificativas para preocupar-se com a divulgação das imagens.

A nota termina com a afirmação de que o diálogo entre a cooperativa e a administração do Hospital de Trauma da Capital sempre foi boa.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A COORT-PB – Cooperativa de Ortopedia e Traumatologia da Paraíba vem a público manifestar o seu apoio ao Dr. Rodrigo Castro do Amaral, médico ortopedista vinculado a esta instituição e ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, instituição a qual a cooperativa presta serviço.

Compreendemos a angustia do profissional quando verificou que o equipamento não funcionava de forma eficiente durante o procedimento cirúrgico. A inquietude do profissional apenas demonstra a humanização do atendimento prestado. Diante da tensão causada pela falha do equipamento, e para não se ausentar do bloco cirúrgico, o cooperado resolveu filmar a situação e enviar para o grupo da Cooperativa buscando uma intervenção da diretoria e demais colegas para intercederem e ajudar a solucionar o caso, uma vez que o Coordenador da Ortopedia do Hospital de Trauma e o Presidente da Cooperativa fazem parte do grupo no aplicativo whatsapp.

Logo informaram a direção do hospital que disponibilizou imediatamente um novo equipamento de maior potencia – esse estava em esterilização, pois havia passado por outros procedimentos durante o dia – com a chegada do equipamento houve a resolutividade do problema, finalizando o ato cirúrgico com sucesso, que era uma fratura grave diafisária de fêmur. O paciente saiu bem e teve alta hospitalar na segunda-feira.

Todavia, possivelmente um descuido fez o vídeo meramente administrativo chegar a terceiros e estes fizeram uso distorcido do apelo, fazendo crer que havia um caos, quando na verdade são situações que podem ocorrer em um hospital de urgência e emergência.
Entendemos que não houve violação à ética profissional, uma vez que a identidade do paciente não foi exposta, ao contrário, houve uso do vídeo como forma de proteger o seu melhor interesse, mantendo-o incógnito no evento.

Nunca foi objetivo a divulgação política do caso, nem tampouco gerar tal escândalo, sendo o apelo tão somente aos colegas que não estavam no bloco cirúrgico.
Dr. Rodrigo é um profissional experiente, com mais de 13 anos dedicados exclusivamente à especialidade de ortopedia e traumatologia, razão pela qual continuamos contando com o seu apoio e atuação em nosso quadro de profissionais. O vídeo gravado apenas busca demonstrar a preocupação com o bem estar do paciente. Eis que lutamos pelo aprimoramento e pela melhoria da saúde pública no Estado da Paraíba.

A Cooperativa de Ortopedia sempre manteve diálogo e cooperação com a Diretoria da Cruz Vermelha Brasileira e Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba visando unicamente organizar da melhor maneira as condições de trabalho na prestação de serviços para a população que é o nosso objetivo maior.

A DIRETORIA

 

Polêmica Paraíba