FALSA MORADA: Operação da PF investiga fraudes no 'Minha Casa Minha Vida' na Paraíba

Polícia diz que quadrilha fraudou 17 financiamentos e desviou R$ 1,7 milhão. Operação cumpre 8 mandados na Grande João Pessoa.

1437502160906-minha-casa

A Polícia Federal deflagou na manhã desta quarta-feira (28), em João Pessoa, uma operação para investigar fraudes contra o programa do governo federal Minha Casa Minha Vida na Paraíba. Estão sendo cumpridos três mandados de condução coercitiva, quatro de busca e apreensão, além do mandado de prisão preventiva da chefe do esquema criminoso.

Segundo a polícia, a operação, batizada de Falsa Morada, tem o objetivo desarticular a atuação de um grupo criminoso encabeçado por uma advogada. A Polícia Federal encontrou fraudes em 17 financiamentos, somando um desvio de R$ 1,7 milhão.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, a advogada aliciava pessoas para, de forma fraudulenta, figurarem como beneficiárias de financiamentos junto à Caixa Econômica Federal. Os integrantes da quadrilha produziam documentos falsos para simular uma situação em que as pessoas, indevidamente, pudessem ser contempladas pelo Minha Casa Minha Vida, sem que houvesse, por exemplo, ocupação do imóvel comprado pelo programa.

Na fraude, os criminosos falsificavam comprovantes de renda, para que os integrantes ficassem aptos a obterem o melhor subsídio possível concedido pelo Governo Federal pelo programa de financiamento de moradia. Ainda de acordo com a PF, os indícios apontam que os criminosos se passavam pelo construtor ou proprietário do imóvel e o apresentava para os engenheiros da Caixa Econômica Federal (CEF), sem que o verdadeiro dono soubesse da operação financeira.

Conforme a polícia, os criminosos escolhiam horários que oferecessem menor risco de serem flagrados pelo proprietário ou pelo construtor verdadeiro. A Polícia Federal informou que diversas empresas tiveram indevidamente seus nomes e dados usados pelo grupo criminoso, principalmente para confecção de declarações de renda falsas. O valor adquirido pelas fraudes pode ser aumentado com o andar das investigações.