PT lança campanha para a reforma política

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, em parceria com o PT da Paraíba, faz lançamento em João Pessoa da campanha pela reforma política intitulada ‘Um novo Brasil, uma nova política – o país mudou, você mudou, a política também precisa mudar’. O evento, que terá como palestrante o presidente nacional do PT, Rui Falcão, será realizado às 9h30 de hoje, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadoras de Mesas Telefônicas do Estado da Paraíba (Sinttel).

A campanha do PT nacional defende para a reforma política quatro pontos: financiamento público exclusivo de campanhas, voto em lista preordenada, presença de mais mulheres na política e a maior participação popular. Na cartilha da campanha, o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, ressalta que esses pontos são prioritários para a reforma política e afirma que o PT defende mudanças profundas no sistema político brasileiro para possibilitar maior participação popular: “Queremos que as cidadãs e os cidadãos participem mais das decisões e acreditem que os governos e parlamentares vão exercer seus mandatos de acordo com os projetos debatidos e escolhidos nas eleições”.

Além disso, o presidente Rui Falcão defende a maior participação das mulheres e de grupos sub-representados na política, e também a garantia de disputas de cargos públicos mais democráticas e corretas: “As mulheres precisam ter o espaço na política que é delas por direito, assim como os outros segmentos sub-representados. É necessário também haver mais igualdade, transparência e economia de recursos na disputa pelos cargos públicos”.


Rodrigo Soares, presidente do PT da Paraíba, afirma que a vinda de Rui Falcão à Paraíba foi bem-vinda e ressalta a experiência do partido governando o Brasil: “A militância do PT recebe Rui Falcão de braços abertos. A partir das discussões com o presidente nacional, queremos aprofundar o projeto do PT, a partir da experiência nacional com Lula e agora com Dilma, além de trazer a experiência desses governos para a Paraíba”.
Rodrigo Soares também explica que quer aprofundar o diálogo interno com as diferentes correntes do PT, visando a unidade interna, para que o partido tenha uma ação política unificada nas eleições de 2012.

Do Blog com Jornal da Paraíba