Vandré 8.0: Rádio Tabajara comemora aniversário de Geraldo com mesa redonda com especialistas

Programa será disponibilizado no site da emissora

imageA Rádio Tabajara sai na frente mais uma vez e promoveu na manhã deste sábado, 12, uma mesa redonda em homenagem ao aniversário de 80 anos do compositor e cantor paraibano Geraldo Vandré.

Intitulado ‘Vandré 8.0’, o especial foi ao ar às 10 horas da manhã com participações super especiais de jornalistas, educadores, escritores e artistas que mostraram seus pontos de vista sobre a vida e obra do homem que se tornou símbolo de luta, com a música ‘Para não dizer que não falei de flores’, censurada durante o regime militar no Brasil.

A mediação do especial ficou por conta do jornalista e cineasta Lúcio Villar, que esteve com Vandré há poucos anos em São Paulo e conversou com o artista, que vive hoje recluso e fora dos holofotes. No bate-papo participaram os jornalistas Silvio Ósias, Ricardo Anísio, Walter Galvão e Gilvan de Brito; o ator e produtor cultural Nanego Lira, a professora e Presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Márcia Lucena, a deputada estadual e jornalista Estela Bezerra, o secretário de Cultura e poeta, Lau Siqueira, e a cantora e compositora, Eleonora Falcone, que revelou durante a conversa que é prima de Vandré.

Emocionada, Eleonora cantou músicas do artista paraibano, que revolucionou em todo o país e destacou a influência dele em sua obra até os dias atuais.

O debate contou com vários pontos importantes, contextualizados pelos relatos de Gilvan de Brito, que vai lançar um livro sobre a vida de Geraldo intitulado ‘Não me chamo Vandré’ contando momentos marcantes da vida do paraibano.

Em quase duas horas e meia de conversa, ficou claro que os momentos em que Geraldo esteve detido pelos militares foram marcantes para o enclausuramento atual dele em São Paulo, inclusive sem permitir que suas músicas sejam relançadas.

Para Ricardo Anísio, que já lançou livro sobre Vandré, o momento é de comemorar o aniversário do artista e sua importância. Ele destacou ainda “toda essa memória é muito importante porque são músicas de qualidade e é bom saber que a Tabajara está tocando e destacando as músicas de qualidade”.

Já Estela Bezerra disse que “é um momento histórico porque a Tabajara reuniu pessoas que têm conhecimento da obra e conseguem fazer conexões fundamentais, esteticamente e historicamente o que representa a obra dele nacionalmente e internacionalmente também, Geraldo Vandré tem uma importância astronômica e este programa pode nos ajudar a fazer melhores leituras sobre o nosso tempo e a importância da democracia e da liberdade, nós vemos pessoas nas ruas pedindo o retorno da ditadura militar esquecendo o que o nosso país passou na sua história recente”.

O programa inteiro será reprisado na grade de programação da Rádio Tabajara e estará disponível no site da emissora. O programa teve a produção da diretora de Jornalismo da Rádio Tabajara, Débora Frazão, da produtora Ívyna Souto e o acompanhamento da superintendente Duda Santos, que destacou a honra de receber tantos convidados ilustres para falar sobre um paraibano importante como Geraldo Vandré.

Polêmica Paraíba