Redução da maioridade penal será discutida durante evento em João Pessoa

'Amanhecer contra a redução' já ocorreu em mais de 200 cidades do Brasil e busca alertar população contra problemas da aprovação da PEC 171/93

redução da maioridade penalJoão Pessoa será palco de uma manifestação contra a redução da maioridade penal, que já ocorreu em mais de 200 cidades do Brasil. O movimento ‘Amanhecer contra a redução’ acontecerá no dia 3 de outubro, a partir das 8h da manhã, na Praça dos Três Poderes, no centro da capital paraibana.

Conforme a organização, o evento contará com a participação de representantes da educação, da cultura e de outras áreas da Paraíba e visa, de forma pacífica, a dialogar com a sociedade sobre os problemas decorrentes da aprovação do Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/93, que diminuiria a maioridade penal de 18 para 16 anos.

“Tendo em vista que o tema pode entrar na pauta do Senado no mês de outubro, cremos que o ‘Amanhecer’ deve causar um impacto para que a classe política veja que a sociedade está se posicionando contra essa proposta ineficaz”, afirmou um dos organizadores, o professor Thiago Hanney.

De acordo com ele, a inspiração para trazer a ação para João Pessoa foi algo que aconteceu no Uruguai em 2014. “O país enfrentou um plebiscito sobre o tema e o ‘sim’ estava ganhando com 65% a favor. Como a população não estava tendo acesso a informações adequadas, os professores foram para praças e para o interior conversar com as pessoas sobre o assunto. Foi um trabalho de formiguinha que deu certo. A redução não foi aprovada”, ressaltou.

Segundo a organização, o movimento surgiu no Rio de Janeiro e rapidamente se espalhou por todo o Brasil, mobilizando, inclusive, artistas como Chico Buarque, Camila Pitanga e Gregório Duvivier.

Jornal da Paraíba