Política

Veja lista de vereadores de João Pessoa que estão preparando as malas para mudar de partido

Parlamentares têm se reunido com dirigentes de várias legendas antes de definir destino

CMJPCom a proximidade do ano eleitoral, as contas do coeficiente e as perspectivas de alianças partidárias movimentam os bastidores na Câmara Municipal. De acordo com o secretário de Articulação Política de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, cerca de 10 parlamentares já conversaram com o prefeito Luciano Cartaxo (PT) sobre a possibilidade de trocar de partido. Vereadores de oposição também cogitam a possibilidade.

O Política&etc fez um levantamento e aponta os vereadores que podem migrar de legenda:

Chico do Sindicato, eleito pelo PP, ele tem participado ativamente das reuniões do PTdoB e deve confirmar a filiação nos próximos dias.

Edson Cruz, suplente exercendo o mandato, disputou as eleições de 2012 pelo PP, mas já anunciou que vai mudar de legenda e apontou a possibilidade de ir para o PT, porém também tem conversado com o PTC.

Sérgio da Sac foi convidado a sair do PSL, partido em que era presidente, e anunciou que vai se filiar aonde o prefeito indicar. O parlamentar já pontuou que o direcionamento do prefeito tem sido para filiação no PT.

Bosquinho, presidente do DEM, o vereador já iniciou conversações com outras legendas e deve sair do Democratas. Ele pretende permanecer apoiando o prefeito, mas o partido já avisou que a legenda não irá seguir com o petista em João Pessoa. Bosquinho pode ser substituído na presidência do partido pelo vereador Lucas de Brito, caso Lucas permaneça no DEM.

Lucas de Brito não descarta a possibilidade de deixar o DEM, a preferência do vereador seria uma legenda recém fundada, mas como não há perspectiva que isso aconteça até outubro, o vereador avalia a permanência no Democrata. Ele é da oposição.

Bruno Farias, filiado ao PPS, o vereador já sondou PSDB.

Djanilson da Fonseca, eleito pelo PPS, ele evita falar sobre o tema, mas tem conversado com integrantes de partidos com o PSB e PMDB.

Marmuthe Cavalcante foi eleito pelo PTdoB, migrou para o solidariedade e agora busca uma nova legenda. Ele já admitiu que o caminho pode ser o PSD.

Professor Gabriel foi eleito pelo PP, filiou-se no Solidariedade na fundação do partido, mas quer se filiar em outra legenda. Raissa Lacerda convidou o vereador para o PSD.

Raissa Lacerda é presidente do PSD, mas já andou sondando o PSDB para avaliar o cenário. Ela avalia se como tucana teria chance de ser vice de Cartaxo, mas também trabalha para fortalecer o PSD tendo dois planos para optar por um até outubro.

Raoni Mendes, opositor ao prefeito, ele foi eleito pelo PDT, há quatro anos reclama do comando do partido e afirma que desta vez vai sair da legenda.

Pedro Coutinho, vereador licenciando e presidente do Instituto de Previdência do Município, deve sair do PTB. Os líderes do partido no estado vão liberar o parlamentar que pretende apoiar Cartaxo, caminho que não está nos planos do PTB que avalia uma candidatura na Capital.

Helton Renê, secretário do Procon, foi eleito pelo PP, mas estuda a possibilidade de deixar a legenda.

Política e ETC