Política

RECADO PARA CÁSSIO: Charliton Machado diz que movimento pró-Dilma será centralizado em Campina Grande

'Além de ser a cidade natal do senador Cássio, CG foi palco de muitas manifestações nos anos 80'

charlitonO presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Charliton Machado, disse na manhã desta segunda-feira, 17, que as manifestações realizadas ontem foram um fiasco e a redução no número de pessoas nas ruas “representa perda de força do movimento golpista que tomou conta de parte da sociedade brasileira e de partidos como o PSDB, que perdeu as eleições e, não tendo condições de vencer nas urnas, precisam que a presidente saia do governo”, explicou.

Charliton pontuou que a gestão da presidente tem sido questionada pelos sindicalistas e integrantes de movimentos sociais, mas destacou que eles entendem que não há motivos para cassar a gestora. “O protesto foi chamado pelo PSDB e isso contribuiu para enfraquecer o movimento de ontem, por isso, vimos menos pessoas”, acrescentou.

Questionado sobre o movimento marcado para a próxima quarta-feira, dia 20, na Paraíba, Charliton Machado esclareceu que “a manifestação não será um contraponto, mas um movimento de pessoas que lutam pela democracia, vamos defender a manutenção dessa democracia, os movimentos sociais querem debater os pacotes econômicos, mas não abrem mão de defender o governo do PT”.

O movimento será suprapartidário e contará com as presenças de filiados do PSOL, PSB e PCdoB, “que defendem a governabilidade da presidente e se posicionam contra o golpismo no Brasil”, disse o presidente.

“Quem está organizando o movimento do dia 20 são os movimento sociais e estamos unidos em uma luta política que é de todos, para defender a democracia é mais importante, os sindicalistas vão pedir que a presidente mantenha uma agenda positiva”, completou o petista.

Indagado acerca do movimento acontecer apenas em Campina Grande, Charliton admitiu que um dos fatores que pesaram na escolha é por ser a cidade natal do maior opositor do governo Dilma na Paraíba, o senador Cássio Cunha Lima, e por ser gerida pelo tucano Romero Rodrigues.

“Além de ser uma cidade simbólica partidariamente, com um prefeito do PSDB e ser a cidade natal do senador Cássio, Campina Grande foi escolhida por ter sido palco de muitas manifestações nos anos 80, quando lutávamos pelas eleições diretas, a cidade sempre foi um polo de aglutinação da esquerda e vai reunir esta semana muitas pessoas que virão do sertão e de outras microrregiões do estado”, explicou.

Charliton disse ainda que sairão ônibus de João Pessoa em direção a Rainha da Borborema e finalizou chamando as pessoas para se reunirem na Praça Clementino Procópio, às 14 horas, para seguir em marcha pelo centro da cidade. Sobre outras manifestações, ele disse que depois do dia 20 poderá levar o movimento para Patos e cajazeiras.

 

Polêmica Paraíba