SE LIGA VENEZIANO, HUGO MOTTA TERÁ IDADE E PODERÁ DISPUTAR O GOVERNO EM 2018 - Por Laerte Cerqueira

Alguém pode questionar: mas Hugo é novo demais, tem só 25 anos? Pois é, mas em 2018 terá 29. Vive uma espécie de “intensivo” político. E não por coincidência ele foi um dos deputados a defender, fervorosamente, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduziu a idade mínima para candidatos a senador (de 35 para 29 anos), deputado federal ou estadual (de 21 para 18 anos) e governador (de 30 para 29 anos). A proposta foi aprovada em primeiro turno e deve passar no segundo porque não tem grandes objeções.

060d4ce9c35880dc127d2d73f90290a5

Nomes do PMDB – Por Laerte Cerqueira

Do Jornal da Paraíba.

A vontade do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo de ser o próximo candidato do PMDB a governador da PB e, consequentemente, de ser a nova liderança do partido pode esbarrar num outro peemedebista que vem com todo gás: Hugo Motta. O presidente da CPI da Petrobras, na condição de afilhado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, com a projeção que vem sendo semeada e cada vez mais influente entre os partidários, aos poucos, finca o pé na ala “dos cabeças” do partido.

Se não escorregar na lama da CPI e contrariar interesses na sua ascensão em Brasília, Motta vai passar Vené para trás. Óbvio que ainda é muito cedo para projeções. Mas o fato é que se antes o nome jovem que reinava no PMDB era o do ex-prefeito de Campina, agora, ele divide espaço. Com ousadia e aparente firmeza, Motta tem ganhado cada vez mais respeito.

Dentro do PMDB já é perceptível, por exemplo, os afagos que o principal cacique do grupo, o senador José Maranhão, tem destinado a ele. Num encontro, ontem, o senador fez questão de elogiar a atuação de Hugo na condução da CPI. Considerada excelente, por Maranhão. No encontro, os dois teriam tratado também dos embates dentro do PMDB e da política em Patos.

Alguém pode questionar: mas Hugo é novo demais, tem só 25 anos? Pois é, mas em 2018 terá 29. Vive uma espécie de “intensivo” político. E não por coincidência ele foi um dos deputados a defender, fervorosamente, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduziu a idade mínima para candidatos a senador (de 35 para 29 anos), deputado federal ou estadual (de 21 para 18 anos) e governador (de 30 para 29 anos). A proposta foi aprovada em primeiro turno e deve passar no segundo porque não tem grandes objeções.

Tudo ainda é muito cedo, mas se continuar no embalo, Hugo Motta irá dividir com Veneziano Vital o protagonismo político do PMDB nos próximos anos. Serão os nomes da nova geração. No caminho de Veneziano estão os processos na Justiça e a disputa pela prefeitura em 2016. No de Hugo, o desempenho e resultado na CPI, além de sua atuação parlamentar, que vai precisar ser acima da média para conseguir chamar atenção.
Secretas

Deputados federais que integraram a CPI da Violência contra Jovens Pobres e Negros fizeram oitivas secretas ontem à noite em vários bairros da grande João Pessoa.

Sigilo

Pelo menos três grupos foram formados para ouvir parentes de vítimas da violência aqui na PB. Os depoimentos foram feitos com total sigilo e com apoio da Polícia Federal.

Investigação

A CPI realizou uma audiência, ontem, para discutir as investigações sobre causas, consequências, custos socioeconômicos e motivos de desaparecimentos e mortes.

Vergonha

A PB, infelizmente, lidera um vergonhoso ranking. Jovens negros aqui têm 13 vezes mais chance de ser morto do um jovem branco. A cidade de Santa Rita é destaque.
Portas abertas

Líderes do PT, PSDB e PMDB que falam demais vão “morrer pela boca”. Não é hora de recusar aliança, nem ficar esbravejando ideologia, que não existe mais. O governador Ricardo Coutinho (PSB) já aprendeu a receita, não recusa apoio de ninguém, se for para ganhar. Talvez tenha aprendido com seu ex-conselheiro, Nonato Bandeira (PPS). O vice-prefeito de JP é o mais esperto. Quietinho, na dele, não descarta nada. Já disse que o PPS não fechará as portas para ninguém. Está aberto para novas relações, seja com PSDB, PT, PSB.
Encontro

O PTB “arma seu bunker” em Lagoa Seca, no fim de semana. O encontro será na granja de Fernando Carvalho, secretário de Articulação política de CG.

Preparação

Wilson Santiago, Wilson Filho e o anfitrião vão conversar com lideranças do Agreste, Cariri, Curimataú e Seridó. O PTB está se preparando para as eleições de 2016.

Vendas

As vendas no Salão de Artesanato cresceram 27% no SJ em CG. Evento comercializou mais de R$ 1,6 milhão e 95 mil peças, confeccionadas em mais de 79 municípios.

Cooperar

Mais de 300 pessoas devem atuar na comemoração do Dia de Cooperar, que levará serviços gratuitos de saúde, beleza, cidadania e atrações culturais ao Ponto de Cem Réis.

Estrutura

As atividades serão entre 8h às 13h, hoje. Uma estrutura de 800 metros quadrados foi montada que terá 16 estandes e 20 instituições parceiras.

Morreu

Morreu a ação movida pela Coligação A Vontade do Povo, do senador Cássio (PSDB), alegando que RC usou a Granja Santana, no período eleitoral, com fins eleitoreiros.

Silêncio

Sem novas trocas de farpas e em silêncio “partidário”, o deputado federal Manoel Júnior e o estadual Gervásio Maia não precisarão se encontrar semana que vem.

Internamente

A reunião com integrantes do PMDB foi cancelada, sem data para um novo encontro. A ideia é acertar ponteiros internamente para evitar mais exposição.