Por Rui Galdino Filho
Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Aquela máxima que diz: “A política é muito dinâmica”, na verdade, quer dizer que o dinamismo da política está nos interesses pessoais do momento e das circunstâncias. Além disso, esse dinamismo está também representado pelas incoerências, ingratidões e traições, por isso, “ a política é muito dinâmica” !!!!
Por ocasião da eleição estadual de 2010, onde Ricardo Coutinho foi eleito governador pela 1ª vez, tendo como importante aliado, Cássio Cunha Lima, que também foi eleito senador na época, eu fiz um artigo dizendo que se Ricardo e Cássio permanecessem unidos politicamente, ambos iriam comandar a política paraibana durante muito tempo. Votei em Cássio pela 1ª vez e imaginei que ele, em virtude de sua cassação, iria mudar a sua maneira de se fazer política.
Veio a eleição estadual de 2014, e o senador Cássio, aos 40 minutos do segundo tempo, resolveu romper politicamente com Ricardo. O “dinamismo da política” fez Cássio abandonar Ricardo e tentar tomar o seu lugar no governo estadual. Ricardo aguentou calado e fez de tudo para evitar o tal rompimento com Cássio, porém, a gula pelo poder e a certeza falsa da vitória, levaram o nosso senador para uma triste derrota nas urnas que ainda hoje ele não se conforma, pois, achava-se imbatível.
Com isso, quebrou-se o elo de ligação política entre Ricardo e Cássio. No entanto, na mesma eleição de 2014, aconteceu outros importantes fatos, ou seja, Ricardo perdeu Cássio e companhia, porém, ganhou o importante apoio do prefeito Luciano Cartaxo ainda no 1º turno, bem como, o fundamental apoio de Veneziano Vital do Rêgo e aliados no 2º turno. Vejam só: Cássio foi eleito senador em 2010, apoiando Ricardo e se vingando politicamente de Maranhão. Maranhão foi eleito senador em 2014, apoiando Ricardo e se vingando politicamente de Cássio.
Em 2014, teve também, a importante aliança com o PDT, que trouxe para a chapa de Ricardo, a força da mulher, alí representada pela atual vice-governadora, Lígia Feliciano, o fato novo na política. E tudo isso, somado à FORÇA DO TRABALHO e seriedade do nosso governador Ricardo, sacramentaram a sua reeleição. É importante frisar, que não bastava apenas o apoio do PT, PDT, PMDB e demais partidos. É claro que todos eles foram importantes, porém, o que realmente decidiu a reeleição do governador Ricardo, foi o seu TRABALHO, a sua SERIEDADE, o seu PROGRAMA DE GOVERNO e a sua FORMA DIFERENTE de se fazer política em nosso estado.
É aquela coisa, DEUS fecha uma porta e abre outras ! Se em 2014 foi assim, é por que assim deveria ser. O povo decidiu que a Paraíba não podia retroceder e reelegeu Ricardo. Agora vem 2016, e eu torço para que os aliados de 2014 permaneçam juntos. Cuidado para não cometerem o erro político de Cássio em 2014, pois, o governador Ricardo tem sido coerente em suas ações e posições, por isso, continua vencendo. Acontece que tem gente aliado aos adversários do governador, sem votos e com outros interesses que estão tentando afastar e induzir o rompimento do prefeito Cartaxo e parte do PMDB com o governador Ricardo.
É bom lembrar que o nosso governador não teme desafios, é um homem de lutas e não tem fome de poder. Usa o poder para servir e não para ser servido. Espero que o nosso prefeito Luciano Cartaxo se vacine o mais rápido possível contra o vírus da “intriga política”, faça como Veneziano, que se quiser, em 2016 será mais uma vez prefeito de Campina e desta feita com o apoio do governador Ricardo. Soube que o tucanato e aliados, estão prometendo a reeleição de Cartaxo em 2016 e a sua eleição para governador em 2018, desde, que ele se afaste do governador Ricardo. Será que o prefeito Cartaxo vai entrar nessa ? Não acredito !
Calma Cartaxo, cuidado para não ir no “conto da carochinha” ! Você sabe que o apoio do governador à sua reeleição no próximo ano será decisivo, porém, será preciso mudar o “modos operandi” em sua administração. Esse disse-me-disse e determinados contatos políticos não é saudável politicamente. Cuidado na influência de alguns cassistas que estão próximo de você, pois, a intenção deles é outra, ou seja, querem Cássio governador em 2018.
Não embarque nesta onda caro prefeito, pois, poderá comprometer seu futuro político. Cuidado nos assessores “lagartixas”, ou seja, aqueles que só sabem balançar a cabeça para agradar o patrão. Depois não diga que foi falta de aviso ! Se aproxime mais do nosso governador caro prefeito, e saiba separar o joio do trigo. 2016, será bem diferente de 2012 ! Não confunda apoio político com apoio administrativo, pois, nem sempre é possível as duas coisas ao mesmo tempo. Ainda acredito no apoio político que o governador poderá lhe oferecer em 2016 para a sua reeleição, torço por isso. Entendo que a preço de hoje, o futuro da política paraibana está nas seguintes pessoas: Ricardo, Lígia, Cartaxo e Veneziano, por isso, é importante que todos permaneçam unidos em 2016, caso contrário, alguém desses quatro, em nome da “dinâmica política” poderá “sobrar na curva”.
ADELANTE !