O deputado federal, Efraim Filho, deputados estaduais da oposição e governo esqueceram as disputas e questões partidárias e deram-se às mãos em prol de buscar recursos e alternativas que minimizem o sofrimento das cidades paraibanas que sofrem com a estiagem e falta de água, inclusive, para atender necessidades básicas da população. Nesta quarta-feira (27), capitaneados pela Frente Parlamentar da Água da ALPB, eles se reuniram com os prefeitos no Centro Internacional de Brasília para definir estratégias e ações que se revertam em ajuda para as cidades atingidas pela seca e para a continuidade de obras hídricas importantes na região. Ao longo do dia, haverá outras reuniões.
No começo da tarde, os parlamentares e prefeitos paraibanos têm importante reunião na Agência Nacional das Águas (ANA), com a presidência da instituição. Na pauta, a proposta de um melhor gerenciamento das águas dos mananciais paraibanos e a solicitação da suspensão de outorgas para irrigação. Segundo Jeová, na ocasião, será colocado para a direção da ANA os erros cometidos pela Agência na Paraíba que liberou água sem a devida atenção e cuidados necessários, o que agravou a situação em razão dos atuais níveis críticos dos reservatórios. A liberação de água de Coremas/Mãe D’água para o Rio Grande do Norte, em detrimento dos Paraibanos, e para irrigação é outro ponto de pauta da audiência.
No começo da noite, a Frente realiza a audiência mais esperada de sua agenda em Brasília, que é a reunião com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi. Lá, além de entregar o relatório produzido pela Frente Parlamentar da Água, os deputados vão expor a necessidade da liberação de recursos para a conclusão de obras importantes que estão em curso na Paraíba, a exemplo do canal Acauã/Araçagi, das obras da transposição e de outras intervenções.
Além, do deputado Jeová Campos, presidente da Frente, estão em Brasília Frei Anastácio, Renato Gadelha, Janduhy Carneiro, Tovar Correia Lima e Ricardo Barbosa. Em todos os encontros, os parlamentares estão levando ao conhecimento das autoridades o relatório da Frente Parlamentar da Água que traça o perfil atual da situação hídrica da Paraíba, inclusive no tocante a obras em andamento, bem como aponta os caminhos que precisam ser percorridos e as ações que devem ser realizadas para garantir o mínimo de segurança hídrica para os paraibanos, emergencialmente e também em curto e médio prazo.