O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) pediu ao Ministério da Saúde o restabelecimento de 420 leitos pediátricos que a Paraíba perdeu em um ano. O parlamentar ainda questionou a distribuição de médicos infantis no Estado.
Segundo dados do DATASUS, o estado perdeu, entre o período de março de 2014 e março deste ano, 420 leitos de pediatria na rede pública de saúde. Se a referência for o mês de março de 2015, que é o dado mais recente informado do Ministério da Saúde, e o mesmo período de 2010, a diminuição de leitos pediátricos chega a 785. Esses números, segundo o DATASUS, incluem os leitos clínicos e cirúrgicos espalhados por hospitais e maternidades do estado, sendo a maioria deles em João Pessoa e Campina Grande.
Na Paraíba, segundo o Conselho Regional de Medicina (CRM), há 491 médicos nessa especialidade para uma população de 1,3 milhão de habitantes entre 0 e 19 anos, o que representa cerca de 37 profissionais para 100 mil pessoas. Esse número é bastante favorável, levando em conta que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é 20 médicos para 100 mil habitantes.
Mesmo assim o deputado destacou que, apesar de o Estado possuir uma quantidade de pediatras acima da recomendação da OMS, a distribuição dos profissionais prejudica atendimento. Dos 491 profissionais da Paraíba, mais da metade (347) estão na Capital. Campina conta com 96 e os outros 48 são responsáveis por atender as crianças dos 221 municípios.