A edição revista VEJA deste sábado (13) traz uma matéria relacionando a gestão do então prefeito Ricardo Coutinho, hoje governador da Paraíba pelo PSB, com o passado ‘negro e problemático’ do atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, apontado como pivô de um esquema de corrupção no Ministério em Brasília.
A matéria relembra, em destaque, o escândalo registrado no final do ano 2007, quando o Wagner Rossi ainda presidia a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e doou 100 toneladas de feijão para a prefeitura de João Pessoa, então comandada por Ricardo Coutinho.
De acordo com a matéria, o feijão deveria ser distribuído entre famílias de baixa renda, mas como havia uma eleição municipal em 2008, o prefeito decidiu guardar parte do estoque. Funcionário da Conab há 25 anos, Walter Bastos de Moura descobriu a irregularidade e a denunciou diretamente a Wagner Rossi, em abril de 2008, que prometeu tomar providências.
Como nada aconteceu, Walter Bastos passou a vigiar a mercadoria estocada. Em setembro, a poucos dias eleição, ele recebeu a informação de que o feijão seria enfim distribuído e acionou a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral. Para evitar o flagrante, diz ele, a prefeitura decidiu sumir com as provas e despejou 8 toneladas de feijão no aterro sanitário de João Pessoa. A cena do lixão inundado por grãos foi registrada em vídeo.
Na matéria, a reportagem também lembra que a história chegou a ser explorada como denúncia contra o prefeito, mas era muito mais grave: tratava-se de um flagrante do uso político da Conab para favorecer aliados do governo federal. Num acesso de sinceridade, o ex-presidente da empresa Alexandre Magno Franco de Aguiar, que sucedeu Rossi na empresa e hoje é seu assessor especial no ministério, confessou a VEJA que o próprio Rossi usou o expediente de distribuir alimentos para conseguir votos, inclusive para favorecer eleitoralmente o filho, Baleia Rossi, deputado estadual e presidente do diretório do PMDB de São Paulo.
Clique aqui, confira a matéria na íntegra e assista ao vídeo do feijão jogado no lixo em João Pessoa.