O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), ao lado do primeiro-secretário do Senado Federal, senador Cícero Lucena (PSDB), diretor nacional do Programa Interlegis, fez a abertura do ‘Encontro do Legislativo’, ontem pela manhã, no Auditório do Fórum Cível Mário Moacir Porto, em João Pessoa.
O deputado revelou que, através da parceria com o Programa Interlegis, a Escola do Legislativo da ALPB, pela primeira vez em sua história, mantém salas especiais para aulas a surdos e mudos. A tradução é feita simultaneamente por profissionais da linguagem em braile. Ricardo Marcelo destacou que a TV Assembleia adotou, recentemente, a transmissão em braile das sessões ordinárias.
O primeiro-secretário do Senado Federal adiantou que outras parceiras estão em andamento com o Legislativo paraibano. Ele reafirmou que já está acertado com o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, a disponibilidade de um canal digital para a TV Assembleia da Casa Epitácio Pessoa.
Cícero disse que o Interlegis buscou parceria na Paraíba com a Assembleia Legislativa por reconhecer o processo de modernização que ela vem passando na gestão do presidente Ricardo Marcelo. “A Assembleia é a parceira ideal do Interlegis na Paraíba”, disse.
O senador fez uma explanação sobre a atuação do Programa Interlegis que pode, segundo ele, assegurar a transparência nos Legislativos e a comunicação entre as casas, nas três esferas – federal, estaduais e municipais.
Na solenidade de abertura, o senador entregou exemplares em braile da Constituição Federal, Constituição do Estado e da Lei Orgânica do Município de João Pessoa ao presidente da Assembleia da Paraíba e ao secretário estadual da Casa Civil, Lindolfo Pires (DEM), que representou o governador Ricardo Coutinho.
Do Blog com Jornal da Paraíba