Surgiram mais informações sobre a tentativa do Facebook de convencer sites a postarem suas notícias na rede social. A iniciativa, segundo o Wall Street Journal, é chamada de Instant Articles e será inaugurada ainda neste mês.
Fontes do jornal informaram que, para convencer sites como BuzzFeed, The New York Times e National Geographic a entrar no esquema, o Facebook promete repassar toda a receita obtida com certas publicidades às empresas publicadoras, mesmo elas estando dentro de seu ambiente.
Atualmente, a maioria dos sites noticiosos usa o Facebook como um atalho para suas publicações, postando links na rede para que os seguidores acessem os sites. O WSJ diz que, em dispositivos móveis, o processo pode demorar cerca de oito segundos, o que torna a experiência frustrante para o leitor.
Além de oferecer um sistema mais rápido, o Facebook também garante que alterará seu esquema publicitário. Além de permitir que os publicadores mantenham a receita total dos anúncios vendidos dentro da rede, Mark Zuckerberg ainda venderá publicidade para as empresas, neste caso mantendo 30% do dinheiro recebido.