Dia das Mães: 66% dos paraibanos pretendem presentar

Como forma de homenagear as mães no dia delas, 66,53% dos filhos paraibanos pretende presenteá-las. A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP). Para o comércio, a data é a segunda mais expressiva, ficando atrás apenas do Natal.

mãeComo forma de homenagear as mães no dia delas, 66,53% dos filhos paraibanos pretende presenteá-las. A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP). Para o comércio, a data é a segunda mais expressiva, ficando atrás apenas do Natal.

Mesmo com resultado positivo, em relação à intenção de compras no Dias das Mães do ano passado, o levantamento mostrou uma queda de 8,07p.p. “Este resultado pode ser atribuído, em parte, à situação econômica atual do país, marcada pelo baixo crescimento econômico, o aumento da inflação e a alta dos juros que encarece o crédito ao consumidor e influencia negativamente as compras a prazo”, afirmou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros. Além disso, o primeiro quadrimestre de 2015 foi marcado pelos reajustes de alguns preços administrados, como gasolina, tarifas de energia elétrica, transporte público, água e esgoto, o que compromete o orçamento familiar e reduz o poder de compra dos consumidores.

Entre os presentes mais citados, os itens de vestuário (29,17%), por mais um ano, serão os mais procurados. Em segundo lugar apareceram os perfumes (18,45%), seguido de eletrodomésticos e eletrônicos (16,07%) e calçados (10,12%). Entre os entrevistados, 2,68% manifestaram intenção de presentear, mas ainda não haviam escolhido o presente.

A pesquisa também procurou conhecer o que as mães gostariam de ganhar de presente de seus filhos. Dentre os itens apontados, os destaques foram os eletrodomésticos/ eletroeletrônicos (32,58%), destes os smartphones foram os mais citados (43,10%), seguido por fogão com 13,79%. Entre os tipos de presentes ainda apareceram vestuário (14,61%), perfumes e cosméticos (11,80%) e bolsa (8,43%).

Os consumidores pretendem gastar em torno de R$228,40 com o presente, valor 13,57% menor do que o indicado na intenção de gastos do ano passado. Os homens (R$257,83) devem gastar mais com os presentes do que as mulheres (R$211,89). A maior parte dos entrevistados (31,25%) deve comprar presentes com valores entre R$101,00 e R$200,00. Já os presentes com valores acima de R$800,00 foram informados por 4,17% do total.

Quanto à forma de pagamento, a maioria (51,79%) pretende pagar à vista. Destes, 84,48% pretendem utilizar o dinheiro em espécie. É importante salientar que a escolha dessa modalidade de pagamento está diretamente ligada ao grau de desconto oferecido pelos empresários. Já as compras a prazo foram citadas por 48,21% dos entrevistados. Entre estes, 99,38% optarão pelo cartão de crédito parcelado.

Sobre o local das compras, 57,14% dos entrevistados pretende adquirir os presentes nos shoppings centers, devido à diversidade de produtos, conforto e segurança que estes estabelecimentos oferecem. E para 50,89%, o local escolhido para as compras serão as lojas do Centro de João Pessoa. As compras pela internet foram citadas por 4,17%, resultado superior em 1,22 p.p. ao registrado em 2014. Como se trata de intenção de compras, neste quesito, o entrevistado poderia citar mais de um local onde pretende adquirir seus presentes, por isso o somatório das respostas é superior a 100%.

Em relação à situação financeira em comparação ao ano passado, 48,91% informou que não houve alteração e 27,13% afirmam estar com situação financeira melhor. Dentro deste grupo, 16,44% informou que teve aumentou na renda e 10,69% se sente mais seguro no emprego. Já um percentual de 20,19% do total de entrevistados acredita que a situação financeira em 2015 está pior que em 2014, sendo que 5,74% destes estão desempregados.

Perfil do consumidor

Ao traçar o perfil dos entrevistados, verificou-se que as mulheres representam a maioria, com 58,61%. Do total de entrevistados, 44,75% afirmaram que são casados ou vivem em união estável; seguidos, com um percentual bem próximo, pelos solteiros (44,16%), depois aparecem os divorciados (7,92%) e viúvos (2,97%). No que condiz à faixa etária destes consumidores, a maioria possui entre 26 e 36 anos (33,27% do total), e 20,59% possuem idade entre 37 e 47 anos. Já em relação à escolaridade, 38,02% concluíram o ensino médio, seguidos por 29,70% que possuem ensino superior completo.

De acordo com a pesquisa, o maior número de entrevistados possui renda mensal de até dois salários mínimos, representando um percentual de 46,34%. Em seguida, encontram-se os consumidores com rendimento entre três e quatro salários mínimos (30,30%), e superior a 10 salários (2,77%). Ainda no que condiz à faixa de renda, 7,13% dos consumidores afirmaram não possuir rendimentos (representando os que não têm ocupação remunerada ou estão fora do mercado, são dependentes financeiros dos cônjuges ou estudantes).

Metodologia

A pesquisa foi realizada no período de 15 a 22 de abril 2015, com consumidores que residem na Região Metropolitana de João Pessoa. No total, foram aplicados 505 questionários devidamente estruturados, com entrevistas realizadas em pontos onde ocorrem as maiores concentrações de vendas na RMJP. Os entrevistados foram escolhidos de forma aleatória (sendo necessário ter idade igual ou superior a 18 anos), pertencentes às classes A, B, C, D e E. Para que o trabalho apresentasse resultado satisfatório foi calculado um erro amostral de 4,35% e o índice de confiança de 95,00%. (Ascom)