Opinião

GILVAN VIDENTE: Veneziano que é a melhor para combater o domínio dos Cunha Lima em Campina está sendo esquecido.

Veneziano, a melhor cria oposicionista gerada durante a Era Cássio, aquele que mais revelou talento para combater o domínio dos Cunha Lima a partir de Campina Grande, está cada vez menos lembrado para exercer papéis centrais nas próximas eleições estaduais. É uma pena. Ele tem carisma e faz um tipo revolucionário guevariano, capaz de impressionar multidões

veneziano-vital

VIDENTECEGO – Veneziano, a melhor cria oposicionista gerada durante a Era Cássio, aquele que mais revelou talento para combater o domínio dos Cunha Lima a partir de Campina Grande, está cada vez menos lembrado para exercer papéis centrais nas próximas eleições estaduais. É uma pena. Ele tem carisma e faz um tipo revolucionário guevariano, capaz de impressionar multidões. Mas, líder pobre e com acendrado apego às oligarquias domésticas, ele teve de se exceder nos gastos de campanha em favor de si mesmo, da mãe e do irmão, nesse novo modelo de capitalismo eleitoral em que quem não pode gastar muito não se elege a nada. Foi aí que começou a tropeçar nas prestações de contas . O irmão e a mãe caíram fora, mas ele ficou atolado em processos judiciais. E agora o anti-Cássio é RC.

VIDENTECEGO – É devastadora a crise que se abate sobre o setor jornalístico no Estado da Paraíba. A causa principal é o autoritarismo governamental que exige a submissão da opinião de imprensa ao poderoso de plantão. Quem não se arreganha nada ganha, quem se rebela se desmantela. As perseguições a jornalistas no governo RC chegam a dezenas de bons profissionais, até mesmo àqueles que já o agradaram ou votaram nele em algum tempo. Para RC, sua mania de perseguição é uma necessidade psicológica de auto-afirmação.

VIDENTECEGO – O WSCOM e a REVISTA NORDESTE, dois dos melhores veículos de mídia fundados pelo jornalista Walter Santos, o site o percursor da mídia eletrônica no estado, e o segundo que tentava se afirmar como periódico de opinião nordestina no cenário nacional, estão agonizando diante da crise de dominação que o governo impõe na Paraíba . A SEMANA e o jornal CONTRAPONTO já cerraram suas portas. A bola da vez são os veículos de W. Santos. Mas a causa principal é uma só : agradar demais ao governo e incensar fora das medidas o governante, numa tentativa de salvar financeiramente a pele. Assim fica fácil para RC escolher a forma, dia e hora em que deve cortar o oxigênio. E os leitores não criam amor e admiração por eles. Morrem solitários, sem a comoção de ninguém.

VIDENTECEGO – Entre os jornalistas , radialistas e empresários da área de comunicação não há mais ninguém que aposte na administração de Luciano Cartaxo, também e principalmente pela razão de que ele amplia os atrasos no pagamento das mídias institucionais, além de não pagar a outros formadores de bens e serviços desde meados do ano passado, quando passou a custear a preços proibitivos a açodada campanha milionária do irmão pobre ao Senado. Promessa surpresa nas eleições de 2012, quando desbancou nomes consolidados como Cícero e Maranhão, afora a candidata de RC, Luciano despenca na boa companhia de seu moribundo PT, o partido que não encontrou limites morais na administração do dinheiro público no Brasil . Mas RC quer mesmo é enterrá-lo ainda vivo. .

VIDENTECEGO – Atacado de perto pelo canhões de Ricardo Coutinho, que cospem balas incendiárias de naftalina pura , encapsuladas com dinheiro público em larga escala, a mesma munição que foi usada durante a campanha de reeleição, o prefeito da Capital está também sitiado na Câmara Municipal, onde os apoios foram costurados a base de troca de favores e empregos públicos que o Tesouro nunca poderia suportar. Para complicar ainda mais, o PMDB que o odeia ( leia-se Maranhão e os irmãos Vital), por causa da destruição das candidaturas de Vené e Viltalzinho, se junta a RC , que também o odeia por razões mais antigas. O cerco bélico é mortal e a vítima já cambaleia por conta de seus próprios méritos.