Representantes de várias frentes de esquerda promoveram caminhada nas ruas do Centro de João Pessoa, na tarde desta sexta-feira (13). A ação fez parte de ato público em defesa da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), dos direitos da classe trabalhadora, da Petrobrás, da democracia e da reforma política. Em torno de 2.000 pessoas compareceram ao evento.
A maioria dos participantes integram partidos políticos da base aliada de Dilma Rousseff; o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); a Central Única dos Trabalhadores (CUT); entidades sindicais e movimentos estudantis. Manifestantes de vários municípios também acompanharam o movimento.
Clique Aqui para visualizar a Galeria de Fotos
Várias autoridades políticas também estiveram presentes. Entre elas, o deputado federal Luiz Couto (PT) e o deputado estadual, Frei Anastácio (PT).
Durante o ato público, os participantes manifestaram palavras de ordem contra o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), principal opositor à presidente Dilma Rousseff (PT), e contra a possibilidade de impeachment da atual chefe do executivo nacional.
Eles também pediram respeito ao resultado das urnas, na eleição presidencial de 2014, e à Petrobrás, alvo de investigação em Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Federal e de inquérito, oriundo da operação “Lava Jato”, no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Queremos a Petrobras, queremos nossa soberania”; “queremos nosso governo, queremos nossa democracia”, gritavam os manifestantes.
O ato público foi iniciado por volta das 16h no anel interno da Lagoa, em frente ao restaurante “Cassino da Lagoa”. Os manifestantes se dirigiram ao Liceu Paraibano, na avenida Getúlio Vargas; retornaram ao Parque Solon de Lucena e se reuniram no Ponto de Cem Réis.
A passagem da mobilização pelas ruas do Centro causou vários pontos de engarrafamento no trânsito. Próximo das 18h, horário de encerramento do expediente em repartições públicas e privadas, era grande a quantidade de veículos trafegando lentamente pelas ruas do Centro.
Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) acompanharam todo o trajeto da mobilização, orientando os motoristas. COM WSCOM.