Discutir o papel das políticas públicas na vida das mulheres. Este foi o tema principal da sessão especial realizada na tarde desta terça-feira (10), no plenário José Mariz, e que contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, do deputado Buba Germano (PSB), e da autora da sessão, deputada Estela Bezerra (PSB).
A sessão é alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 8 de março e foi prestigiada pela vice-governadora Lígia Feliciano, por pessoas ligadas ao movimento feminista, associações de classe e auxiliares do Governo do Estado.
Para a deputada, “a sessão tem o compromisso de reunir que vem historicamente lutando para corrigir esta desigualdade e ao mesmo tempo as forças institucionais que de certa forma tem a responsabilidade de implementar políticas públicas”.
Estela disse ainda que espera dar uma contribuição em reconhecer aquilo que avançou como de apontar e contribuir para que possamos corrigir aquilo que precisa ainda ser feito. “O salário da mulher ainda é 30% abaixo do que recebe um homem. Somos mais da metade da população, mas não ocupamos os cargos de ocupação política e econômica
nesta mesma proporção.
Já a vice-governadora Lígia Feliciano ressaltou que “é uma alegria para mim e de grande responsabilidade estar aqui hoje como vice-governadora. Parabenizo a autora dessa sessão por este momento tão especial. Essa semente plantada aqui hoje vai germinar com mulheres que não sofram violência dentro de casa, que diminua as desigualdades e mulheres orgulhosas”.
A presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), Eliane Galdino, também prestigiou o evento e na ocasião disse que “realmente este momento é muita alegria e emoção. Hoje a ALPB escreve uma nova história, com humildade, com sentimento de ajudar quem precisa. Tenho certeza que esta Casa vai tentar atender o pleito de todas vocês que estão aqui”, disse.
A sessão contou ainda com duas palestras: Joana Darc Silva, da Rede de Mulheres e Articulação da Paraíba, falou sobre as políticas públicas na vida das mulheres. Já a secretária de Estado das Mulheres e Diversidade Humana, Gilberta Soares, que falou sobre os desafios de executar política públicas para mulheres, em especial ao enfrentamento contra a violência contra as mulheres e a autonomia financeira.