O lazer e a prática de esportes são elementos fundamentais para manutenção de uma vida saudável. Nesse contexto, as praças públicas são locais que se destacam e merecem toda atenção por parte do Poder Público. Objetivando ampliar a oferta de atividades físicas para a população, o vereador Marmuthe Cavalcanti lança o projeto ‘Viva a Praça’. Em sua primeira etapa, a iniciativa será realizada na Praça Anayde Beiriz, localizada na Rua Mariângela Lucena Peixoto, principal do Valentina de Figueiredo.
As aulas do projeto terão início nesta terça-feira (10), a partir das 07h da manhã, e serão abertas para todos que quiserem participar. A cada semana ocorrerão dois encontros para realização dos exercícios, sempre nas terças e quintas-feiras, das 07h às 08h da manhã. As aulas serão ministradas pela orientadora Regiane Xavier, que desenvolve este trabalho há 13 anos no Valentina. As inscrições já começaram e ocorrem no Centro Integrado de Ação Comunitária Valentina de Figueiredo (CICOVI), que fica na Rua Professora Luzia de Cristo, nº 201, próximo ao Hospital do Valentina.
“A Praça Anayde Beiriz é um local especial do bairro e muito agradável para passear ou fazer atividades físicas. Com a realização deste projeto, semelhante ao que existe em outras praças da Capital, a população será beneficiada de diversas formas. Proporcionar mais esporte, lazer, qualidade de vida e melhorias na infraestrutura da Praça estão entre os objetivos desta iniciativa”, explicou Marmuthe.
Em março de 2014 a Praça Anayde Beiriz passou por uma pequena reforma, após solicitações do vereador Marmuthe. Entre os destaques da obra, tivemos: a instalação de um transmissor wi-fi, fornecendo gratuitamente o sinal de Internet banda larga; ainstalação de alambrado e telas de proteção na quadra; bem como a mudança de todo sistema de iluminação da Praça, que vivia às escuras e causando medo na comunidade.
Segundo a orientadora Regiane Xavier, as atividades físicas do projeto ‘Viva a Praça’ vão movimentar a rotina de muitas pessoas. “Durante as aulas vamos utilizar cones, colchonetes e até utensílios domésticos, como cabos de vassoura e garrafinhas de água, para realizar vários tipos de exercícios. Espero que nosso projeto cresça bastante e que as pessoas fiquem felizes e se movimentem”, afirmou.