Persiste a falta de um dos principais medicamentos para tratamento de câncer em Campina Grande. Pacientes que sofrem com problemas de câncer tem reclamado da falta de medicamentos para tratamento deste problema. Eles tem usado os meios de comunicação em Campina Grande para protestar contra a falta, desde o último mês de dezembro de 2014, segundo as reclamações, de um dos principais remédios para tratamento dessa grave doença. Informam que, apesar de cobrarem constantemente ao Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), pelo remédio denominado de Avastin, ele continua faltando, o que tem causado sérias preocupações.
Os pacientes apelam ao governador Ricardo Coutinho e ao secretário de Saúde do Estado, para averiguar a situação e encontrar uma solução o mais rápido possível.
O Avastin® é o nome comercial para bevacizumabe, um anticorpo monoclonal humanizado recombinante que reduz a vascularização de tumores, inibindo assim o crescimento tumoral. O medicamento começa a agir logo após sua administração.
Indicações do medicamento: Câncer colorretal metastático (CCRm). Avastin®, em combinação com quimioterapia à base de fluoropirimidina, é indicado para o tratamento de pacientes com carcinoma metastático do cólon ou do reto.
Câncer de mama metastático ou localmente recorrente (CMM) – Avastin®, em combinação com quimioterapia à base de taxanos, é indicado para o tratamento de pacientes com câncer de mama localmente recorrente ou metastático que não tenham recebido quimioterapia.
Câncer de pulmão de não pequenas células localmente avançado, metastático ou recorrente Avastin®, em combinação com quimioterapia à base de platina, é indicado para o tratamento de primeira linha de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células, não escamoso, irressecável, localmente avançado, metastático ou recorrente.
Câncer de células renais metastático e/ou avançado (mRCC) – Avastin®, em combinação com alfainterferona 2a, é indicado para o tratamento de primeira linha de pacientes com câncer de células renais avançado e/ou metastático.
Assessoria