O prazo de inscrição para a 1ª edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina hoje às 23h59, pelo horário oficial de Brasília. Portanto, na Paraíba, os candidatos terão uma hora a menos para se inscrever (até às 22h59). Além das informações no site do Sisu para tirar dúvidas, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) está orientando os estudantes. Entre as principais dúvidas dos candidatos está: o que fazer se eu não conseguir entrar na 1ª chamada regular do MEC, que sai na próxima segunda-feira? O candidato não deve desistir. Ele deve se inscrever de 26 de janeiro a 6 de fevereiro para a Lista de Espera e, a partir do dia 11 de fevereiro, precisa acompanhar a convocação pelas instituições de ensino.
Até às 18h de ontem, segundo o relatório do Ministério da Educação (MEC), já eram 90.442 inscritos no Estado, o quarto do Nordeste com maior número de inscrições e o décimo no ranking nacional. Considerando as duas últimas parciais divulgadas pelo MEC, a Paraíba tem 10 inscrições por minuto no Sisu. No Estado, quatro instituições de ensino superior (IES) ofertam 15.121 vagas. Até as 18h de ontem, 2.320.171 estudantes tinham feito a inscrição no processo seletivo, em todo país.
De acordo com a gerente do Proava da SEE, Iara Lima, desde o início das inscrições para o Sisu, a gerência tem recebido várias ligações. “Estamos orientando os estudantes como acessar o portal e fazer sua inscrição. Quando eles não conseguem tirar as dúvidas, nós passamos as orientações, através da Gerência do Programa de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação que está dando todo o suporte e lembramos que os candidatos não deixem para acessar o site de última hora e façam o mais cedo possível”, afirmou.
Segundo Iara, as principais dúvidas dos candidatos ao ligar para o setor, que está atendendo pelo telefone 3218-4054, é o resultado da primeira chamada previsto para o dia 26 de janeiro, e caso não consigam entrar nessa chamada o que devem fazer. Nessa última situação é fazer a inscrição na lista de espera, assim que for aberto o período de seleção. Do total de vagas oferecidas na Paraíba, 7.480 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 3.326 na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), 3.135 na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e 1.180 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).
A candidata Ismênia Ramos Fernandes, 24, se inscreveu para relações públicas na UFPB e a segunda opção é design de interiores no IFPB. Ontem entrou no site para acompanhar sua inscrição. “A dúvida era tirar a média porque algumas pessoas falavam que era somar e dividir por 4 e não colocava a Redação. Depois era somar tudo, junto com a Redação, e dá a média. Depois a dúvida era sobre a pontuação, mas aí tirei essas dúvidas”, afirmou.
Sandro Gabriel Lacerda, 18, acompanhou ontem sua inscrição. Sua primeira opção é Engenharia Mecânica e a segunda, Física, na UFPB. A última é a que mais quer cursar. “Não pretendo mudar porque muita gente troca e não pretende entrar na universidade e tem chances de entrar”, falou. Ontem, quando verificou sua posição estava em oitavo para Física que está ofertando 41 vagas para ampla concorrência. Sandro fez 631 pontos.
Correio da Paraíba