O deputado federal Efraim Filho (Democratas-PB), informou que estará cobrando do Governo Federal à ampliação do debate em torno da obrigatoriedade do Extintor de Incêndio tipo ABC. Efraim parabenizou o Governo Federal por adiar por 90 dias a obrigatoriedade do uso, em veículos. Com isso, o extintor só deve ser obrigatório a partir de abril.
Para o Efraim Filho a medida foi prudente e razoável, uma vez que a população terá mais tempo para se adequar a nova norma. “Quanto mais segurança melhor, mais que essa segurança que os novos extintores devem trazer seja precedida de orientações, conscientização, não apenas pela a obrigação de fazer, o consumidor precisa saber o porquê deve adquirir esse extintor tipo ‘ABC’, e esses noventa dias permitirão esclarecer e conscientizar a população dessa necessidade”. Afirmou Efraim.
“Precisamos ampliar o debate em torno dessa obrigatoriedade, é um custo adicional para o cidadão que precisa ser debatido com o cidadão, O Governo precisa detalhar, informar de forma minuciosa o porquê dessa medida” declarou Efraim Filho.
A norma, que previa o início da fiscalização em dia 1º de janeiro, provocou uma corrida aos postos de venda, sobretudo por parte dos proprietários de carros fabricados antes de 2009, que vinham com extintores BC, menos poderosos que o ABC. O produto, então sumiu do mercado.
O desrespeito à regra será considerada infração grave, que custa ao motorista cinco pontos na carteira e uma multa de R$ 127,69,