O presidente do PSDB na Paraíba, Ruy Carneiro, revelou que encerra o mandato com felicidade pelo trabalho realizado. Mesmo com derrota nas urnas, Ruy disse que pretende disputar mandato na próxima eleição e confidenciou que a oposição pode lançar o nome de Manoel Júnior (PMDB) para disputar a prefeitura de João Pessoa em 2016.
Além do nome do peemedebista, Ruy citou como possíveis candidatos ao executivo municipal o senador Cícero Lucena, o deputado federal Wilson Filho e seu próprio nome: “Provavelmente teremos candidatura que pode ser do senador Cícero Lucena, Manoel Junior, temo o meu nome, o deputado Wilson Filho, enfim…Eu trabalho para o PSDB ter candidaturas na maioria dos municípios, jogar como ator principal e não coadjuvante”, assegurou.
Ruy descartou a possibilidade de se afastar das atividades políticos: “Vamos continuar na política, eu serei novamente candidato, pode ser em 2016 ou em 2018, mas ainda é cedo para falar sobre projetos pessoais. Tudo será revisto no primeiro semestre de 2015 e eu estou focado na reorganização do partido”.
O projeto de oposição está fortalecido, conforme Ruy, ele disse que irá se dedicar aos assuntos da oposição, mas acredita que os deputados estaduais tem o compromisso de fiscalizar o Governo: “Aqueles que tem o mandato tem que contribuir com as ações da oposição que é de fiscalizar e fazer as críticas, mas não infundadas”.
Erros na campanha e diferença financeira foram os principais pontos que impediram a vitória do PSDB na Paraíba: “Erros da nossa campanha e uma enorme diferença de estrutura entre as duas chapas. O uso da máquina pública, diferenças financeiras, mas também erros da nossa equipe, temos que destacar esses dois pontos”, disse Carneiro.
O apoio de partidos que até o início do período eleitoral se posicionaram contra o governador e depois mudaram de opinião foi outro fator que contribuiu para a vitória do PSB: “Apoio políticos inusitados que o governador recebeu. No primeiro turno veio o PT, lembramos que Cartaxo se elegeu criticando o PSB. E no segundo turno, o PMDB que era a verdadeira oposição anunciou aliança”.
O presidente disse que houve disparidade na eleição, mas aguarda posicionamento da Justiça quanto as ações que tramitam contra o governador: “Eu observo com muita tranquilidade, sou frio para analisar que houve uma disparidade muito grande e isso é o que motivou as ações do Ministério Público, mas precisamos esperar o julgamento do TRE, TSE e outras instâncias”.
Por fim, Ruy disse que não há nenhum mal entendido com o senador Cícero Lucena e que a escolha pelo seu nome para ocupar a vaga de vice foi de Cássio Cunha Lima: “Em relação a Cícero eu digo com muita tranquilidade é que ninguém tirou Cícero da eleição. O que foi dito a ele é que as duas principais vagas de uma chapa de governador e senador não poderiam ficar com o mesmo partido. O que foi sugerido a ele é que fosse candidato a deputado federal, e isso não é demérito para ninguém. Foi Cássio que me escolheu, não fui eu que escolhi ser vice”, concluiu.
Polêmica Paraíba