Por Rui Galdino Filho ( advogado, desportista e comentarista )
Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Temos um fato novo e muito bom na política paraibana e brasileira: a volta do cajazeirense, Raimundo Lira, ao Senado Federal. Isso mesmo ! Depois de 20 anos, e na condição de 1º suplente de Vitalzinho, Lira volta em substituição à Vital, como titular definitivo no Senado para os próximos quatros anos de mandato e o ex-vereador Tavinho Santos, passa a ser o 1º suplente. Vital Filho foi para o TCU e Raimundo Lira para a Câmara Alta do Congresso Nacional. Tudo muito bom para a Paraíba e os paraibanos ! Aliás, 2014 foi um ano bastante positivo para todos nós: o Brasil começou a ser passado a limpo, Dilma e Ricardo Coutinho foram reeleitos, Vené foi eleito Deputado Federal, Vitalzinho foi para o TCU, Raimundo Lira tornou-se Senador e torço para que Agnaldo Ribeiro, assuma o Ministério da Integração Nacional ainda este ano.
Porém, nem tudo são flores. A partir de 2015, teremos inúmeras turbulências na política, na vida econômica e social do país, afinal, o Brasil está sendo passado a limpo em virtude da corrupção que tem assolado a nação nos últimos tempos. Teremos que enfrentar profundas e urgentes reformas política, tributária e econômica, além de outras, para que o Brasil possa avançar com mais tranquilidade no cenário local e internacional. Tem que se mexer também nas estruturas do Judiciário, para que possa ser mais célere e eficaz. 2015 não será um ano fácil, mas, será um ano marcado na história como muito importante para o futuro do nosso Brasil. Creio que a Paraíba está preparada para os novos e futuros desafios. A nossa nova representação política, com algumas exceções, é muito boa, atuante e valente, acredito que vamos avançar bastante e trazer para o nosso estado as obras estruturantes que a Paraíba merece e é credora a muito tempo.
Mas, meus caros leitores, o fato novo mesmo, foi a posse de Raimundo Lira, no Senado Federal, na última segunda-feira, 22 de dezembro de 2014. Isso mesmo ! Exatamente às 14h50 ( horário brasileiro de verão ), Raimundo Lira, tomou posse como o novo senador paraibano. Na última sessão do ano, presidida pelo senador Aníbal Diniz (AC) , Lira foi conduzido até a mesa do senado para sua posse, pelos ilustres senadores, Álvaro Dias (PR) e Cristóvam Buarque (DF). Após a assinatura da ata e o juramento de posse, o já senador Raimundo Lira, fez um belo discurso de aproximadamente 10 minutos. Durante a sua fala, foi aparteado pelos senadores, Álvaro Dias (PR), Eduardo Suplicy (SP) e Cristóvam Buarque (DF), todos elogiaram muito o nosso senador Lira, fazendo referência ao seu excelente trabalho no passado dentro e fora do Senado, lhe dando as novas boas vindas, bem como, lhe alertando para os futuros desafios perante aquela Casa e o Brasil.
Assisti a posse do nosso senador Lira através da TV Senado. Confesso que fiquei muito feliz e emocionado durante a sua posse e o seu primeiro discurso. Lira, fez extraordinárias e merecidas referências a Vitalzinho. Deu uma verdadeira aula sobre parte da história da Paraíba, fazendo menção à nossa bandeira, se referiu ao seu luto, ao seu sangue e ao seu branco de paz no nome NEGO, dizendo que a Paraíba aceita a luta e o luto, porém, persegue a Justiça sempre em busca da paz, no entanto, JAMAIS aceitando a submissão, para justificar seu espírito de luta em defesa do estado. Lira, citou paraibanos ilustres e históricos como: João Pessoa, Pedro Américo, Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida, José Lins do Rêgo e Ariano Suassuna. Disse também, que retorna ao Senado, como soldado do PMDB, movido por um grande entusiasmo cívico, vai lutar pela recuperação do Poder Legislativo e vai também lutar até o limite de suas forças para honrar a Paraíba e os paraibanos.
Durante o seu discurso de posse, Lira disse que devia tudo na sua vida à Paraíba e aos paraibanos ( filho grato ), fez menção aos funcionários do Senado, aos seus futuros assessores e colaboradores. A parte mais emocionante da sua fala, foi quando Lira se dirigiu à sua querida esposa Gitana, que estava no plenário ao lado dos filhos, Rodolfo e Isabela, e disse que sem a parceria da família não teria chegado onde chegou, como cidadão, empresário e político, exortando com isso, os verdadeiros valores da família, base de nossa sociedade, que infelizmente, está muito deteriorada nos últimos tempos. Finalmente agradeceu a Deus e prometeu fazer um mandato de senador ainda melhor que o primeiro. Também estavam presentes na sua posse, o Ministro do TCU Vital Filho, o deputado federal Hugo Motta, e outros colegas do senador empossado.
Lira foi senador pela 1ª vez de 1987 a 1994, eleito pelo PMDB com uma das maiores votações para o senado de todos os tempos até então. Foi Constituinte em 1988 e no Senado, fez um grande mandato em defesa da Paraíba, trazendo recursos, obras e benfeitorias para o nosso estado. Em virtude disso, foi apelidado carinhosamente pelos paraibanos, de SENADOR-TRABALHADOR. Infelizmente, não foi reeleito senador e deixou a política decepcionado com o sistema político e o famoso toma-lá-da cá. Agora, depois de 20 anos, sem pedir, sem nada exigir, mais maduro e mais experiente, volta ao Senado e com certeza vai fazer outro grande mandato. Apesar de seu jeitão sisudo, fruto de sua seriedade e responsabilidade no que faz, Lira é um homem de bom coração, de espírito aberto para o diálogo, de sorriso verdadeiro, gosta de ajudar as pessoas, é um homem FAMÍLIA e acima de tudo temente a DEUS.
Empresário bem sucedido no setor automobilístico, formado em Economia pela UFPB, Lira também já foi professor da antiga URNE, hoje, UEPB, foi vice-presidente do EX-PARAIBAN, assumiu importantes funções no Senado Federal, entre elas, a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos do Congresso Nacional CAE, etc. Conhece bem a Paraíba, o Brasil e o mundo. É um cidadão bem casado e pai de quatro filhos: Isabela, Rodolfo, Eduardo e Rogério. Mesmo sendo um homem rico, é ao mesmo tempo simples e humilde, honesto, trabalhador, sério em tudo que faz e com certeza ainda vai fazer muito pela nossa querida PARAÍBA. Ao contrário de muitos, Lira não precisa da política para viver, ou seja, não é um político profissional, por isso, não precisa roubar, nem se locupletar do dinheiro público, pois, já é rico com as graças de DEUS. Ao lado do governador Ricardo Coutinho, espero que ambos se entendam e possam marchar juntos nos próximos quatros anos em defesa da Paraíba.
E digo mais: ao lado de Ricardo e Vené, Lira poderá ser o grande nome para 2018. Quem viver verá ! VIVA A PARAÍBA !! ADELANTE !!!