Cada vez mais empresas de transportes coletivos urbanos de João Pessoa adotam o sistema em que o motorista exerce, cumulativamente, a função de cobrador. Com isso o motorista passa a ganhar, além do salário, 2% sobre o faturamento diário do ônibus, no tocante às passagens pagas em dinheiro e, por isso, se acomodaram com a situação. Já os passageiros reclamam de atraso nas viagens de mais de 10 minutos, em um itinerário de uma hora. A Semob, o Sindicato dos Motoristas e a AETC-JP não se manifestaram sobre o assunto.
O motorista João Silva, que conduzia, ontem, ônibus com nome Navegantes, mas que pertence à empresa Marcus da Silva, detentora da linha do Bairro de Jaguaribe, há muitos anos, disse que “aqui foi implantado a pouco tempo, menos de um mês, mas em linhas de Mandacaru e Valentina há mais tempo. E os comentários é de que vai implantar em todas as linhas”.
Sobre as mudanças que ocorreram, o motorista disse que “passamos a ter mais trabalho, pois agora temos uma nova tarefa que é dar o troco ao passageiro que paga em dinheiro. Isso quer dizer que a gente demora mais tempo para dar partida no ônibus a cada parada, o que provoca atraso em cada viagem de uma hora, de uns 10 minutos”.
A vantagem, concluiu, “é que vamos receber 2% do total das passagens pagas à vista, mas não sabemos quanto vai dar porque só vamos receber o primeiro mês, até o quinto dia útil de janeiro”.
Passageiros reclamam
Quem não está gostando nada da situação são os usuários dos ônibus, a exemplo do armador de ferragens da construção civil, Josimar Miranda de Lima, que esperava ônibus na Praça Bela Vista, entre os bairros de Cruz das Armas e Jaguaribe, ontem pela manhã. “Só é bom para as empresas e os motoristas porque vão ganhar mais. Pra nós passageiros é ruim demais porque vamos gastar mais tempo, mais de 10 minutos para chegar no destino”, garantiu.
Na mesma linha, o coveiro do Cemitério Senhor da Boa Sentença, Arnaldo Barbosa, que aguardava ônibus na Avenida Vasco da Gama, disse que “muita gente paga a passagem com o cartão eletrônico, mas ainda tem bastante que paga em dinheiro. Aí o cobrador tem que dar o troco o que quer dizer que vai demorar mais para dar partida no carro. No fim o ônibus chega mais tarde”.
Semob e AETC não falam
A reportagem tentou conseguir posições da Semob-JP, encarregada da regulação dos transportes e, para tanto, entrou em contato com a assessoria de imprensa, pelo telefone. O assessor pediu para enviar email, mas não respondeu.
Os presidentes do Sindicato dos Motoristas e a AETC-JP, não atenderam os celulares. E na porta de vidro da sede luxuosa do Sindicato constava o seguinte aviso, na manhã do dia 23, portanto dia útil: atendimento só no dia 05 de janeiro de 2015.
Correio da Paraíba