Não foi o clima de Natal que trouxe, está mais para a conjuntura, mas não custa nada lembrar que alguns episódios políticos, dos últimos dias, entraram em sintonia com o período. Um deles foi conduzido pelo secretário de Planejamento do estado, Thompson Mariz. Ao afirmar que vai fazer modificações no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2015, que está com a tramitação suspensa na AL, sinaliza para a paz e harmonia reinar entre os poderes. Já visou que não via dar tudo que se exige, mas pode ceder. Já é um avanço da pacificação.
O governo fez cortes de mais de 235 milhões de reais no orçamento previsto pelos poderes Legislativo e Judiciário, MPE e DF. O MP entrou com uma ação e o TJ mandou parar tudo para o assunto ser resolvido pelos juízes. Mas a atitude fraterna do governo tem dois bons efeitos. Primeiro, sinaliza que os tempos não são de intransigência e sim de diálogo. Segundo, para evitar perder na Justiça, o governo negocia, mostra que é preciso conter os gastos, mostra para a opinião pública que está sendo republicano e a intransigência vai parar na mão dos poderes, caso não aceitem a contraproposta. Para completar, o governador tem como mostrar que está fazendo cortes na própria máquina e vai pedir a solidariedade da Justiça e do Legislativo, que têm, sem dúvida, fama de gastadores e ostentadores.
Também simboliza um pouco esse tempo de amor e confraternização a relação entre o deputado estadual eleito Trócolli Júnior (PMDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB). O peemedebista, nos últimos tempos, tem desatado os nós do socialista na AL. Em contrapartida, Coutinho elogia a postura de Trócolli. Vale lembrar que ele apoiou Cássio na eleição. Mas nada como o giro do mundo em tempos natalinos. O ápice desse clima de paz deve sair esta semana, quando o peemedebista será, possivelmente, nomeado para o governo. No seu lugar, surge Olenka Maranhão, que esquecerá as querelas do passado para se firmar na base. Será?
Sobre os presentinhos, quem recebeu o melhor deles foi o ex-senador Vital do Rêgo. Um cargo de Tribunal de Contas da União, vitalício e com a “moral” que não é para poucos. Tudo bem que o ex-peemedebista tem todos os méritos, mas esse é daqueles presentes que o universo conspirou. Para agradecer em todo Natal. No saco de papai Noel também tinha um presente maravilhoso para o empresário discreto e polido, Raimundo Lira. Entrou o ano suplente, começa outro, senador.
O presente do prefeito de Santa Rita, Reginaldo Pereira, veio tumultuado. Depois de uma topada dos vereadores da cidade. Mas o que importa? Os parlamentares anularam a cassação, a Justiça já tinha até desistido de mandar devolver o presente, mas resolveu evitar mais uma troca., que não mudaria em nada. Nem melhoraria. O Natal para eles será de graças alcançadas e agradecimento. Nada como o símbolo da renovação, que mexem até com os corações mais duros.
Sossego
Mais de 24 mil atendimentos de perturbação do sossego foram registrados no serviço “190”, entre janeiro e novembro deste ano, na PB, sendo que 81,2% das ocorrências de quatro municípios região metropolitana: JP, SR, Bayeux e Cabedelo.
Campanha
O problema levou o MPPB, por meio do Centro de Apoio Operacional (Caop) às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, a elaborar, com a PC e PM, uma campanha de combate à poluição sonora intitulada “Som legal – cidade sossegada”.
Prestação de conta
Em mensagem de Natal na TV, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PEN), falou das ações que marcam sua gestão à frente da Casa. Destacou as visitas feitas aos hospitais públicos, em 2014, e as cobranças realizadas para melhorar os serviços; as campanhas de combate ao câncer e de economia de água. Frisou ainda o concurso público feito depois de anos e a transparência do legislativo. Um recado dado, em segundos, para os que questionarem sua atuação, quando a eleição da mesa diretora chegar.
Transparência
A partir de fevereiro de 2015, a UEPB estará disponibilizando no Portal da Transparência todas as informações sobre remunerações dos servidores da dos anos 2013 e 2014. A medida atende a uma exigência da Lei de Acesso a Informação.
Medalha
O jornalista e escritor Rui Leitão recebeu um merecido presente de Natal antecipado. Na última segunda, foi agraciado com a Medalha Cidade JP. Fernando Milanez foi autor da propositura. Registro feito com pequeno atraso, mas com admiração sempre atual.
Aplausos
A Câmara de JP aprovou, por unanimidade, na última terça-feira, ‘Votos de Aplausos’ ao governador RC pela reforma administrativa. Autor da iniciativa, o vereador Djanilson da Fonseca (PPS), que apoiou Cássio na eleição passada.
Girassol
Djanilson disse que o socialista vem implantando em suas administrações ações para otimizar os serviços prestados a população. A Câmara está mais “girassol” e deve continuar assim, enquanto Cartaxo estiver.
Nem tanto
O corte nos custos, a necessidade de enxugar gastos, a suposta crise econômica prevista para o ano que vem. Essas são as justificativas que Ricardo Coutinho precisava para diminuir o tamanho dos novos aliados governo, destaque para PT e PMDB. Uma fatia, mas nem tanto.