Com o tema “Saúde para Todos”, a Secretaria de Saúde de Alhandra realizou neste sábado (29), a segunda edição da Feira da Saúde de Mata Redonda. O evento, que teve o objetivo de oferecer atendimentos, ações preventivas e levar conscientização em relação aos cuidados com a saúde para a comunidade, marcou o encerramento das ações do Novembro Azul no município. O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, a secretária de Saúde, Albarina Kelly e secretários da pasta administrativa prestigiaram o evento.
A Feira iniciou às 8h e aconteceu em frente à sede do Posto de Saúde de Mata Redonda I. Durante toda a manhã, mais de 50 profissionais da área da saúde do município realizaram diversos atendimentos como aferição de pressão, tipagem sanguínea, vacinação, testes de glicemia e exames preventivos contra o câncer de boca, além de ações educativas com as equipes da vigilância sanitária e agentes de endemias. Para os homens, foram disponibilizados profissionais do laboratório de análises clínicas do município para a realização de palestras sobre a saúde masculina e exames de PSA, importante para o auxílio no diagnóstico do câncer de próstata. Uma equipe do SAMU realizou panfletagem sobre o trabalho do órgão e a equipe de fisioterapeutas do Centro de Reabilitação realizou massagens relaxantes nos participantes.
As crianças que acompanharam os pais também foram beneficiadas com a ação. Um espaço especial e divertido com escovódromo e distribuição de kits de saúde bucal foi montado no local. O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, acompanhou todo o trabalho e brincou com as crianças que esperavam atendimento. “Eu fico feliz em promover essas ações para a comunidade, espero que eles tenham aproveitando o momento e cuidado da saúde, porque isso é importante para uma melhor qualidade de vida”, disse Marcelo.
O aposentado Anésio Antônio das Neves, de 64 anos, morador de Mata Redonda chegou cedo ao local onde aconteceu a Feira. Anésio disse que fica satisfeito com essas ações de saúde porque é um homem que se previne de todos os problemas. “Eu me cuido muito, estou sempre nos Postos de Saúde e queria que os homens tivessem essa consciência, porque a saúde é importante e não devemos correr para o hospital quando não tiver mais jeito”, disse.
O mesmo exemplo segue a senhora Cecília Maria da Silva, de 73 anos. Com um sorriso no rosto, dona Cecília já é amiga dos profissionais dos Postos de Saúde da localidade e não poupou elogios a atual gestão. “Eu estou um pouco frágil, mas não deixo de participar dessas ações porque você é recebido com carinho e todo mundo aqui me atende com muito amor, eu cuido da minha saúde e fico triste quando não posso comparecer às minhas consultas porque ter saúde é a melhor coisa da vida”, disse dona Cecília, que aproveitou e fez uma massagem relaxante com os profissionais do Centro de Reabilitação.
A secretária de Saúde, Albarina Kelly, disse que a ação já faz parte docalendário de saúde do município e que a participação da comunidade tem atendido as expectativas da coordenadoria de saúde. “A gente leva os atendimentos preventivos para aquela parcela da população que muitas vezes, devido a dificuldade de locomoção, deixa de procurar atendimento nos PSF’s da cidade. E a quantidade de participantes nos deixam satisfeitos, já que eles atendem aos nossos chamados e prestigiam todas as ações”, disse Albarina.
A secretária ainda lembrou que a mesma ação também será realizada com os comerciantes de Alhandra. “Iremos realizar a segunda edição da Feira da Saúde de Alhandra no próximo dia 14 de dezembro e estão todos convidados a prestigiar o momento”, completou Alba.