Ricardo e Cartaxo participam de ato em defesa de reforma política
Representantes da população também participaram do encontro, que marcou o Dia Nacional pela Reforma Política, caminhando pelas ruas centrais da Capital.
Entre os dias 1º e 7 de setembro, uma consulta popular conseguiu mais de 7,7 milhões de votos a favor de uma constituinte exclusiva para reformar o sistema político.
Agora, as organizações sociais envolvidas pedem que o Congresso Nacional convoque um plebiscito oficial.
O pedido já está protocolado na Câmara dos Deputados através de um decreto legislativo de autoria dos deputados Luiza Erundina e Renato Simões. Se o projeto for aprovado, os eleitores irão às urnas dizer ‘sim’ ou ‘não’ à pergunta: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”.
Para Luciano Cartaxo, é fundamental que a população tenha mesmo o controle sobre este debate. “Este é um tema que esteve presente durante toda a campanha eleitoral e que ganha força no país inteiro e estamos querendo dizer que ele é fundamental e não pode ser feito entre quatro paredes”, defendeu.
O governador Ricardo Coutinho afirmou que a população não quer que a Reforma Política seja comandada pelos congressistas. “A democracia representativa no Brasil passa talvez por sua maior crise, está completamente doente, não consegue talvez representar ninguém. É fundamental que possamos fazer uma reforma profunda, mas com a participação do povo”, comentou.