Ainda não foram diplomados os eleitos da eleição de 2014 e já está deflagrado o processo eleitoral de 2016 em algumas cidades da Paraíba. Este fenômeno ocorre nos municípios onde os atuais governantes apresentam desgastes administrativos e forte rejeição da população.
Na cidade de Cabedelo já se observa os primeiros movimentos neste sentido. Integrantes das Associações de Pescadores e de Portuários de Cabedelo estão articulando um movimento para convencer o ex-candidato ao Senado do PT na última eleição, Lucélio Cartaxo (PT), para colocar o seu nome como pré-candidato a prefeito da cidade portuária.
Quando foi diretor da CBTU, Lucélio Cartaxo criou um laço de integração com a cidade e com vários segmentos sociais. Ouvido pelo site Polemicaparaíba.com.br, o petista se disse orgulhoso pela lembrança do seu nome, mas acha cedo para tratar deste assunto. “Isso se deve a campanha pró-ativa que fizemos para o senado, que conquistou adeptos e corações por todo estado e também em Cabedelo”, disse. Lucélio Cartaxo, no entanto, revelou que no tempo certo deve analisar a convocação dos amigos e petistas de Cabedelo. Um dos líderes do movimento, que pede para não se identificar neste primeiro momento, disse que as trapalhadas dos dois governantes eleitos em 2012, Luceninha que renunciou e depois Leto Viana, ambos do PMDB, tem levado o povo da cidade a pedir sangue novo na política local.