(Globo) – No quarto e último debate do segundo turno da disputa presidencial, realizado pela Rede Globo, nesta noite, a presidente Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), vão tentar atrair os votos dos eleitores indecisos – que farão perguntas aos dois candidatos no programa. O debate começa às 22h10, e tem duração prevista de uma hora e 50 minutos, dividido em quatro blocos. O site do GLOBO acompanhará o debate ao vivo, e a equipe do blog Preto no Branco vai checar, em tempo real, as declarações dos cancidatos.
As duas pesquisas de intenção de voto divulgadas na quinta-feira mostraram Dilma à frente de Aécio, pela primeira vez, fora da margem de erro. O Ibope indica 8 pontos de vantagem para a petista (49% a 41%), sendo que 7% dos entrevistados não souberam dizer em quem votariam. Para o Datafolha, a diferença é de 6 pontos percentuais (48% a 42%), com 5% de indecisos.
Dilma deve se concentrar nas realizações de seu governo e em propostas para um segundo mandato, além de explorar aspectos negativos do governo Fernando Henrique Cardoso e da gestão de seu adversário Aécio Neves (PSDB) como governador de Minas Gerais. A expectativa é que os ataques pessoais sejam deixados de lado, depois que pesquisas mostraram a desaprovação do eleitorado.
Mas assuntos polêmicos dificilmente ficarão de fora do embate. Aécio Neves indicou, em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, que abordará o que classificou como uma tentativa de censura, por parte de Dilma e do partido, à reportagem da revista “Veja” segundo a qual o doleiro Alberto Yousseff teria afirmado que ela e Lula sabiam dos desvios de recursos da Petrobras, investigados na Operação Lava-Jato. Dilma começou a sexta-feira disparando contra a “Veja” em seu programa eleitoral, dizendo que a empresa e “seus cúmplices” responderiam na Justiça, declarações qu foram reproduzidas nos perfis de sua campanha nas redes sociais