TRE inicia preparativos para o 2º turno das eleições

Liberação do Sistema Gerenciador de Dados foi autorizada pelo corregedor Tércio Chaves de Moura

tre-pb-sede

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou ontem, cerimônia de oficialização do Sistema Gerenciador de Dados, para o segundo turno das eleições. Com isso, o sistema por onde vão trafegar as informações das eleições que acontecerão no dia 26 foi liberado. A liberação ocorreu por meio da inserção de uma senha enviada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A cerimônia foi coordenada pelo corregedor do TRE, juiz Tércio Chaves de Moura. Ele explicou que, com isso, foi dado início aos preparativos do segundo turno. “Por meio da oficialização do sistema gerenciador de dados a equipe técnica do Tribunal fará o backup nos computadores (apagar os dados utilizados no primeiro turno) e em seguida importará o programa do TSE e, a partir daqui, daremos início a geração das mídias”, declarou.

Representantes do Ministério Público Eleitoral (MPE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional da Paraíba – e das coligações “A Força do Trabalho” que tem o governador Ricardo Coutinho (PSB) disputando à reeleição e da “A Vontade do Povo” encabeçada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foram convidados para acompanhar a cerimônia. “A coligação atende o chamado do TRE participa do evento por acreditar na lisura do sistema”, afirmou o um dos advogados da coligação “A Força do Trabalho”, Renan Ramos Regis.

Urnas

Para evitar os problemas que ocorreram com as urnas eletrônicas no primeiro turno da eleição deste ano, o corregedor do TRE, Tércio Chaves, disse que a presidência do Tribunal já solicitou ao TSE o envio de urnas novas para o Estado. “A intenção de qualquer administração é que a eleição ocorra de forma plena dentro da normalidade”, disse.

Segundo ele, na primeira etapa da eleição mais de 380 urnas apresentaram problemas. “Se comparado com em termos estáticos gerais o número foi mínimo, mas de qualquer maneira trouxe transtorno”, ressaltou.

João Pessoa foi o município que apresentou o maior número de ocorrências. Em alguns casos, o TRE foi informado de que os eleitores estavam sendo orientados a justificarem o voto. Tércio Chaves destacou que isso não deve ser feito. “A nossa orientação é de que o eleitor aguarde a substituição da urna e depois volte para exercitar o seu direito de voto, pois só pode justificar o voto quem está fora do seu domicílio eleitoral”, informou.

Biometria

Tércio Chaves orientou que os eleitores levem o título e um documento com foto na hora de votar. “A identificação biométrica dispensa a apresentação do documento com foto, mas é recomendável que se leve para facilitar a conferência dos dados na seção, mas quem não levar não terá nenhum problema”, ponderou.

Mídias serão geradas hoje

A partir das 8h de hoje o TRE iniciará a geração das mídias que serão utilizadas na eleição do segundo turno. A secretária de Tecnologia da Informação (TI), Patrícia Lemos, informou o processo será mais simples do que o que ocorreu no primeiro turno. “Porque todas as urnas já receberam cargas com dados de municípios, zona e eleitor. O que a gente faz agora é apenas as mídias de resultado que vão apontar a urna eletrônica quais sãos os candidatos que foram para o segundo turno”, frisou.

Patrícia Lemos ressaltou que esse processo está previsto para acontecer hoje e amanhã. “Mas dependendo do andar do processo a gente acredita que até o final do dia possamos ter concluído e depois seja para arrumação das mídias que se deslocarão para o interior do Estado”, afirmou. Segundo ela, devem ser geradas 10 mil mídias para as 9.523 seções eleitorais da Paraíba. “Vamos gerar uma mídia por seção e as demais são de contingência e de sistema recuperador de dados”, declarou.

Da quarta-feira até o dia 22 os Núcleos de Apoio Técnico às Urnas Eletrônicas (Natus) vão carregar as urnas com as informações referentes à zona eleitoral a que pertence o município, o local de votação e a seção.

As informações estão armazenadas em um cartão de memória de carga que serão instalados nas urnas. Nele constam os programas do Tribunal Superior Eleitoral com os dados dos eleitores de cada seção e dos candidatos que estão disputando o segundo turno e a foto dos mesmos.

Por medida de segurança após a votação esses dados são criptografados e só poderão ser identificados no sistema de totalização dos votos através de um programa criado e utilizado apenas pela Justiça Eleitoral.
Correio da Paraíba