Durante os debates, os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) optaram por definir em assembleia na manhã desta terça-feira, se aprovam a proposta específica do banco e voltam as atividades. Os funcionários da instituição se reunirão às 8h, na agência localizada no Centro da cidade.
“Não foi uma greve como gostaríamos, mas assim como nos anos anteriores saímos vitoriosos. Conseguimos avançar nas cláusulas econômicas e também nas sociais, uma das nossas prioridades”, destacou Rostand Lucena, presidente do Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região.
A categoria conseguiu arrancar uma nova proposta dos bancos no quarto dia de greve, quando foram paralisadas 10.355 agências e Centros Administrativos nos 26 Estados e Distrito Federal. A greve durou 7 dias e mobilizou com força total bancários de todo o país.
Na nona rodada de negociações, a Fenaban aumentou o índice de reajuste de 7,35% para 8,5% (aumento real de 2,02%) nos salários e demais verbas salariais, de 8% para 9% (2,49% acima da inflação) nos pisos e 12,2% no vale-refeição.
Além das conquistas econômicas, a grande mobilização nacional dos bancários obteve avanços nas cláusulas sociais, principalmente em relação ao combate às metas abusivas e ao assédio moral, alguns dos principais problemas apontados pelos trabalhadores dentro dos locais de trabalho