JUSTIÇA SUSPENDE PESQUISA DO IPESP E DAR PRAZO PARA CORREÇÃO

logo-jpb

A juíza Niliane Meira Lima,  auxiliar da propaganda eleitoral,  acaba de comunicar ao  Jornal da Paraíba que a pesquisa realizada e registrada pelo  instituto IPESPE  não poderá ser divulgada neste domingo como estava previsto. A magistrada detectou incorreções nos dados de idade e sexo e deu um prazo para que os erros sejam corrigidos.

A  juíza Niliane Meira acatou medida liminar impetrada pelo candidato a deputado estadual Leandro Wagner (PPL), da coligação ‘A Força do Trabalho IV’. A magistrada ainda estabeleceu multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento de sua decisão.

Segundo o advogado Francisco Ferreira, que representou o candidato do PPL na ação, a pesquisa do IPESP (PB 26/2014), que seria divulgada nesta sexta-feira (12), apresenta irregularidades no plano amostral e nas exigências do artigo 2, da resolução 22.400, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao trazer no conteúdo os mesmos municípios selecionados na pesquisa anterior do mesmo instituto, que também foi suspensa pela Justiça Eleitoral

No site do TSE consta o seguinte aviso: “Em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, assim como o art. 8º da Resolução TSE nº 23.400/2013, comunicamos, para ciência dos interessados, que a empresa IPESPE INSTITUTO DE PESQUISAS SOCIAIS POLÍTICAS E ECONÔMICAS encaminhou à Justiça Eleitoral os dados referentes à pesquisa eleitoral das eleições Eleições Gerais 2014, protocolizada sob o nº PB-00026/2014, contratada por Editora Jornal da Paraíba Ltda, localizado à Rua Major Juvino do Ó, 81, Campina Grande, Paraíba, CNPJ 08.703.373 / 0001 30. e registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 07/09/2014.

A pesquisa anterior acabou gerando demanda na Justiça, já que o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), através da juíza auxiliar da propaganda eleitoral, Niliane Meira Lima, determinou no último dia 16 a suspensão da pesquisa 0016/2014, realizada pelo Instituto IPESPE e contratada pelo Jornal da Paraíba

 A suspensão da pesquisa foi solicitada pelo candidato a deputado estadual Leandro Wagner Queiroz Barbosa (PPL), mais conhecido como Léo Cigano do Povo, da coligação “A Força do Trabalho IV”, que levantou vários questionamentos em relação à consulta.