Vital garante em debate em Patos construir Canal do Sertão e barragem do Espinho Branco

vital patos

Candidato ao governo do Estado pela Coligação Renovação de Verdade, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), demonstrou mais uma vez que é o mais preparado para governar a Paraíba. Ao participar do debate na tarde deste sábado (06), transmito pela Rádio Espinharas de Patos, Vital apresentou um conjunto de propostas que pretende colocar em prática a partir de 1º de janeiro de 2015, como forma de levar desenvolvimento ao Estado, nas áreas de educação, recursos hídricos, segurança pública, saúde e política de sobrevivência com a seca.

Em sua apresentação, o candidato peemedebista  relembrou de alguns dos benefícios implantados em Patos como resultado de sua atuação  parlamentar a exemplo do Canal do Franco já inaugurado e que tem de grande importância para a cidade o Teatro Municipal e o Aeroporto Regional da cidade que está sendo construído.

 

Uma das preocupações do senador é em dotar a Paraíba de uma estrutura capaz de garantir a segurança hídrica dos paraibanos, especialmente, dos sertanejos. Ao abordar esse tema Vital garantiu a construção do Canal do Sertão e a construção da Barragem do Espinho Branco em Patos, este último, já incluído no Plano de Aceleração e Crescimento (PAC 3).

 

Sonhada há 50 anos, a Barragem do Espinho Branco segundo Vital, vai regularizar de vez a questão do abastecimento em Patos e Pombal. “É uma obra esperada desde o governo de Getúlio Vargas e nós vamos fazer com a apoio da presidente Dilma e do deputado Hugo Mota” disse.

Ao alertar para o perigo que a Paraíba enfrenta de sofrer um “apagão hídrico”, Vital também garantiu a construção do Canal do Sertão que ajudará a resolver o problema de abastecimento de água na região.

 

Ele lembrou que a solução definitiva para esse problema que castiga o sertanejo, será a transposição das águas do Rio São Francisco. Enquanto o projeto do governo federal não é concluído, Vital defendeu a construção do Canal do Sertão, que nascerá nas cabeceiras das Espinharas e percorrerá várias cidades, até chegar ao Planalto da Borborema, possibilitando a irrigação de toda região das Espinharas. “Nós vamos fazer um verdadeiro vale entre a cidade de Patos até o Planalto da Borborema ajudando o homem do campo a conviver com a escassez de água. Isso é desenvolvimento” afirmou.

 

O senador e candidato ao governo lembrou que hoje na Paraíba, a solução para matar a sede dos paraibanos tem sido paliativas como a distribuição de água por meio de carros pipas. Conforme explicou Vital, o Canal do Sertão vai resolver esse problema de vez levando desenvolvimento ao interior paraibano.

 

“ São obras estruturantes para que o homem do campo possa conviver com essa dificuldade. Investir na irrigação é a solução. Hoje existem mais de 50 mil hectares de terra podendo ser irrigáveis na Paraíba” observou.

Ainda dentro do tema de recursos hídricos, Vital defendeu a política de perfuração de poços onde o solo permitir além de buscar aumentar o volume da armazenamento dos reservatórios paraibanos que hoje se encontram com menos de 25% de sua capacidade.