Aliança do PT com o DEM? Por que não? Quem disse que não podia?

Cabeça pra baixo

POR LAERTE CARQUEIRA

Quem duvida que os tempos são outros e que a política está de cabeça para baixo, não para de se surpreender. No salve-se quem puder para se eleger, ampliar espaços, demarcar território, empenhar apoios futuros e negócios, tudo pode acontecer e há explicação para tudo. Aliança do PT com o DEM? Por que não? Quem disse que não podia? Qual o real e justificável motivo para as duas legendas andarem separadas por tanto tempo? Nos dias de hoje, nenhum. As últimas alianças surpresas desta eleição começaram a ser publicizadas há menos de dez dias, quando o candidato ao Senado Federal,

Lucélio Cartaxo (PT), conseguiu fechar um acordo e confirmou apoio do deputado federal Efraim Filho (DEM). O pai, Efraim Morais, deu o jovem deputado autonomia e autorizou o enlace. O partidos estão na mesma base e a aliança é encabeçada pelo PSB. E se antes já era surpreendente ver PSB e DEM juntos, o PT mais próximo dos democratas faz cair por terra qualquer tipo de análise sobre a solidez das ideologias dos partidos.
Nacionalmente, o Democratas é adversário do Partido dos Trabalhadores. Vale lembrar que o Dem está no campo girassol porque foi plantado por Cássio, candidato do PSDB ao governo, que, como todo mundo sabe, tirou o corpo fora desse grupo para seguir seu projeto.
Ao longo da semana passada, outras notícias viraram a cabeça, como a decisão do vice-governador Rômulo Gouveia, do PSD, que anunciou apoio a Lucélio Cartaxo. Lucélio, na prática, tomou a vaga de Rômulo na coligação encabeçada pelo governador e esse teria sido o motivo do rompimento de RC e o “Gordinho”. Por outro lado, Rômulo não “gosta” de Wilson Santiago, candidato ao Senado do PTB, que é o candidato de Cássio, que silenciou sobre a decisão do aliado. É uma salada mesmo. Aí, quando parecia que não haveria surpresas, a ex-socialista e petista Nadja Palitot larga o projeto do partido e anuncia apoio a Cássio. Mas, o compromisso para senador é com Lucélio. Nos bastidores, dizem que vem muitos mais por aí. Vai ter mais mistura, mas, agora ninguém se assusta mais.
As diferenças ideológicas, divergências na maneira de ver a sociedade, o desenvolvimento de uma localidade e as relações entre governo e povo, já foram obstáculos para a união entre os partidos: uns considerados de esquerda, de bases comunistas e socialistas; outros considerados de direita, defensores do estado mínimo, privatizações, liberalismo econômico. Pedras que se tornaram um estorvo para chegar ao poder. Para os dois lados, manter esses obstáculos passou a ser sinal de falta de diálogo, diplomacia, compreensão do outro. Por isso, a impressão é que todos já acham melhor ficar, assim, livre dessas amarras.

 

Reforço
Na próxima quinta-feira, a secretaria de Segurança Pública da PB vai entregar ao TRE o Plano de Segurança nas eleições deste ano.

Certeza
Entre as medidas divulgadas como certas está a de que as cidades de João Pessoa, Campina, Patos, Cajazeiras, Guarabira, Santa Rita e Bayeux vão receber reforço policial.

Conquista
O diretor-presidente da Energisa, André Theobald, ainda comemora a conquista do título de melhor empresa de distribuição de energia elétrica do Nordeste.

Quesitos
A premiação é da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, que avaliou a satisfação do cliente, gestão operacional, econômica e responsabilidade social. Foi bem em tudo.

 

Reivindicação
Mas a empresa de energia deve enfrentar um movimento nos próximos dias. Os trabalhadores decidiram reivindicar, na Campanha Salarial 2014/2015, reajuste salarial e do ticket alimentação.

Em comum
Alguém está copiando alguém. O que Cássio e Vitalzinho têm em comum? não querem morar na Granja Santana e querem a duplicação da BR-230 até Cajazeiras.
Vídeo

Aumentou os compartilhamentos de um vídeo na internet em que a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) faz críticas a forma que Marina Silva faz política. “Eu gosto das coisas mais precisas”, disse a socialista. A paraibana candidata à reeleição foi indicada às pressas como coordenadora-geral da campanha do PSB depois da saída do primeiro-secretário, Carlos Siqueira.
Sus
Começa, hoje, em Campina Grande, o I Seminário para Qualificação da Gestão do SUS na PB. A palestra de abertura é com o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, o paraibano André B
onifácio.

Prostituição
O deputado Tião Gomes foi mais um a reclamar da dificuldade de conseguir apoio de prefeitos e lideranças dos municípios para a campanha. Segundo ele, é uma “prostituição eleitoral”.
Ficha limpa

A mídia nacional repercutiu matéria do site Congresso em Foco que trouxe a lista com 27 dos parlamentares que são alvos da Lei da Ficha Limpa. Dois paraibanos estão lá: Cássio e Wilson Filho.
Mais prazo
O relatório da Medida Provisória 649/14, apresentado pelo deputado Andre Moura (PSC-SE) no início de agosto, pretende ampliar até 2018 o prazo para as cidades acabarem com os seus lixões. A data limite foi 2 de agosto deste ano.