10 dicas para sobreviver à campanha eleitoral

ada e agora não tem como escapar: a principal estratégia dos candidatos para convencer os eleitores começou hoje, 19 de agosto, com o horário eleitoral gratuito na televisão e nas rádios. Durante sete semanas, os programas irão ao ar de segunda a sábado em quatro horários diferentes: das 7 às 7h50 e das 12 às 12h50 no rádio; e das 13 às 13h50 e das 20h30 às 21h20 na TV.


Já faz um tempinho que a campanha está rolando na internet, e é bem difícil você escapar de ouvir falar sobre política, mesmo que não goste. Provavelmente você está vendo debates e comentários, críticas e discursos daquele teu amigo que quer te convencer a votar no candidato dele.

Pensando nisso, preparamos 10 dicas para você sobreviver durante a campanha eleitoral:

#1 Não seja candidato
Esse é, com certeza, o primeiro passo para você não ficar envolvido com campanha política.

#2 Tenha TV a cabo
É uma boa maneira de fugir da propaganda eleitoral gratuita e, se você ainda não tem TV à cabo, é um bom momento para assinar. Mas, sejamos sinceros: às vezes os candidatos são tão bizarros que você acaba rindo mais do assistindo pela vigéssima à reprise de Friends na Warner.

#3 Tenha senso de humor
Não leve tudo a sério, nem para o lado pessoal – política sempre foi discussão, desde a época da Grécia Antiga. Cada pessoa vai pegar as melhores qualidades e propostas do seu candidato, e vai tentar dar aquela disfarçada no defeito. Se você não conseguir relaxar e rir com o vício do Aécio em açúcar (risos), tudo vai ficar difícil!

#4 Tome uma dose de bom senso
Calma! Não é porque a gente tá em corrida eleitoral que todas as conversas tem de ser sobre política, partidos etc. Não seja a pessoa chata que fica distribuindo adesivos do candidato no trabalho! Assim ninguém vai pegar raiva de você. Os candidatos às vezes não têm muito, vai entender…

#5 Respeite o “voto secreto”
Não fique perguntando aos outros em quem vão votar, não encha o saco. Tem gente que só decide na hora da eleição!

#6 Use filtros em redes sociais
Você pode bloquear certos assuntos nas redes sociais. Lembra de como a vida na internet ficou bem mais fácil quando você usou aquele filtro anti-BBB? Então, use o filtro anti-propaganda eleitoral. Tem o Open Twitter Filter (http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/s/open-tweet-filter.html) por exemplo, que não falha. Mas não esqueça: fingir que não existe não vai fazer com que realmente deixe de existir, hein?

#7 Não acredite em tudo o que lê
Em terra de internet, quem reconhece hoax é rei. Se a corrida eleitoral em 2010 foi muito pautada pelas discussões nas redes sociais, em 2014 o negócio aumentou muito! A presença dos candidatos em sites, páginas, blogs etc reverbera todo tipo de informação, nem sempre verdadeira. É dever de cada um não ser o idiota que compartilha imagens falsas. Não custa nada dar aquela googlada antes de compartilhar alguma coisa que parece duvidosa. Por exemplo, a imagem falsa da ficha criminal da Dilma, publicada pela Folha, que depois foi desmentida pela próprio veículo.

#8 Utilize o “deixar de seguir” do Facebook
Se você não quer perder a amizade com algumas pessoas, mas já está perdendo a paciência.

#9 Leia uns livros
Ler livros sempre é uma boa saída pra quando a vida tá complicada. Acabou a luz? Leia um livro. Terminou o namoro? Leia um livro. Tá no banheiro? Leia um livro. Não tá aguentando mais a polaridade forçada entre esquerda e direita numa conjuntura em que a crise de representatividade política atinge em cheio o ânimo dos mais jovens de votar e confiar em velhas instituições quando suas realidades em rede anseiam por novos rumos e inclusive foram catalisadoras das jornadas de junho de 2013? Leia um livro.

#10 Não tenha parente candidato
Ah, a família… Até na hora da corrida eleitoral fazem a gente passar aquela vergonha. Se você tiver parente concorrendo a algum cargo político, saiba que: esses meses serão um inferno para você.

Colaboração: Guilherme Alves.