“ rapaz, esse homem não vai dar nada para nós ”

Causas e consequências …

Por Rui Galdino Filho ( advogado e comentarista )

Desde a eleição do governador Ricardo Coutinho em 2010 e sua posse em 01/01/2011, que foi deflagrada na surdina e nos subterrâneos da politicagem paraibana a sucessão de 2014. Isso mesmo ! E quando Ricardo começou a implantar o seu estilo republicano e a sua nova maneira de governar, com ações e serviços voltados para o interesse da maioria da população, aí o bicho começou a pegar.

Grande parte dos políticos, setores da imprensa, e “líderes” paraibanos que estavam acostumados com as práticas governamentais do passado, observando o novo “ modos operandi ” do governador Ricardo, começaram a se preocuparem, pois, estava ficando bem claro, que o novo governador eleito, através de suas ações, iria realmente fazer um governo diferente e voltado para os verdadeiros interesses da maioria do povo.

E aí, começou o “rame-rame” nos bastidores de todo o estado. Uns dizendo: “ rapaz, esse homem não vai dar nada para nós ”. Outros dizendo: “ rapaz, esse homem é diferente e pelo que estou vendo, a safadeza vai se acabar ”. Outros também diziam: “ rapaz, vamos perder a nossa boquinha e os nossos privilégios ”. Outros ainda diziam: “ rapaz, era melhor ter votado no outro, pois, esse MAGO vai fazer um grande governo como fez na Prefeitura de João Pessoa e agente vai se lascar” …

 

Bom, segundo informações de bastidores, disseram muito mais, e começaram a bolar um plano para minar e dificultar o governo de Ricardo. Reuniões e reuniões foram feitas por muita gente do decorrer do tempo, o chamado e famoso “ fogo amigo ” entrou em ação, e o desespero começou a tomar conta de muita gente que teve seus interesses contrariados e que viviam mamando nas tetas do estado.

 

Acho que Ricardo sabia de tudo, porém, não deu muita importância aos movimentos conspiratórios, e preferiu continuar trabalhando pela grandeza e desenvolvimento do estado e em favor da maioria do povo paraibano. Ricardo confiou e deu prestígio a muita gente que estava ao seu redor. Mesmo sabendo que alguns já conspiravam contra si e o seu governo, Ricardo continuou prestigiando-os em virtude dos compromissos assumidos em 2010, ou seja, Ricardo foi correto com todos, mesmo sabendo que já estava sendo apunhalado por alguns.

 

Porém, os conspiradores insaciados queriam mais, queriam inclusive, mandar mais que o governador, e quando notaram que Ricardo não abriria mão da sua autoridade e poder dado pelo povo, começaram a dizer que Ricardo era isso, era aquilo, etc, etc, etc, … Enfim, começaram a criar factoides no sentido de desestabilizar o governador e seu governo.

 

Com todo respeito ao governador Ricardo, acho que ele demorou bastante para afastar certas figuras carimbadas do seu governo e do seu convívio diário, e hoje, está sofrendo por isso, sofrendo com a traição e a ingratidão de muita gente. Bom, eu sei que isso faz parte da vida, principalmente da vida de um governante que contrariou interesses em benefício da maioria do povo.

 

E o povo, o que pensa de tudo isso ? Na verdade, o povo paraibano sabe que a Paraíba mudou muito e mudou para melhor no governo de Ricardo, o povo também sabe quem fez, quem deixou de fazer e quem nada fez pela Paraíba, o povo sabe quem são os políticos aproveitadores e os que sempre viveram debaixo do guarda-chuva dos governos, enfim, este ano estou vendo o povo muito calado e pensativo. Ainda acredito na justiça e sei que o povo paraibano vai saber dar o seu veredito no momento adequado.

 

Na verdade, este ano a eleição para governador em nosso estado será plebiscitária, ou seja, o povo vai decidir entre as práticas políticas do passado e as que se apresentam hoje visando o futuro. Acho que o povo aprendeu com o seu sofrimento e está mais maduro, e assim sendo, vai saber votar de maneira mais consciente e realista. Chega de tapinhas nas costas,  conversas bonitas, retóricas fáceis e promessas profissionais.

 

O novo marqueteiro de Ricardo, que é meu chará, não precisa ter muito trabalho, basta ser simples, rápido e eficiente na verdade, basta mostrar quem é Ricardo, o que ele fez, está fazendo e ainda quer fazer pela Paraíba, pois, temos um governante honesto, corajoso e trabalhador, isso, basta.

 

A Paraíba não pode retroceder . ADELANTE !!