O PSTU será o partido responsável por abrir o guia eleitoral dos candidatos a governador no rádio e na televisão. A definição saiu em sorteio realizado, na manhã desta terça-feira (12), no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Conforme a ordem, o PSDB será o segundo a exibir o guia do postulante ao Palácio da Redenção. O partido tucano será seguido pelo Psol, PMDB, PSB e PROS.
Já o guia eleitoral dos candidatos a senador será aberto pelo PROS, depois virá o PSTU, o PSDB, o PMDB, PSOL, PSB, PTC e PCO.
O guia eleitoral para os deputados estaduais ficou definido da seguinte forma: PROS, Coligação a Vontade do Povo II, Coligação Renovação de Verdade, A Vontade do Povo IV, A Força do Trabalho II, A Força do Trabalho IV, PT, A Vontade do Povo III, PTC, PCO, PSTU e Psol.
Já para deputado federal a ordem do guia eleitoral é: Coligação A Força do Trabalho I, Renovação de Verdade, A Vontade do Povo I, PROS, PCO, PTC, e Psol.
Divisão de tempo
Na sobra da divisão do tempo para os candidatos a deputado estadual, ganharam um minuto a mais no guia os postulantes da Coligação A Vontade do Povo II, Renovação de Verdade, PROS, PSTU e A Força do Trabalho II.
Para deputado federal também ganharam um minuto a mais os postulantes da Coligação A Força do Trabalho I, Psol, PTC e da Coligação Renovação de Verdade.
Os candidatos a senador que ganharam mais tempo no guia eleitoral, conforme o sorteio, foram os da Coligação A vontade do Povo, Psol, PROS e A Força do Trabalho.
Na disputa para o governo, Cássio Cunha Lima (PSDB), Major Fábio (PROS) e Vital do Rêgo Filho (PMDB) ganharam, no sorteio, o direito a mais uma inserção, além das já previstas.
As inserções durante o dia, pela ordem definida, serão para deputado estadual, deputado federal, governador e senador.
O tempo no guia eleitoral
De acordo com o TRE, quem tem mais tempo no guia eleitoral do rádio e da TV é a Coligação A Vontade do Povo, com 7 minutos e 21 segundos. A Coligação A Força do Trabalho vem logo em seguida com 5 minutos e 51 segundos. Depois vêm Renovação de Verdade (2min57seg); PROS (1min34seg); Psol (1min11seg); e, PSTU (1min6seg).
Responsáveis pelo guia
Ainda no sorteio do TRE, ficou definido que a rádio Tabajara será a responsável por gerar o guia eleitoral no rádio. Na ocasião houve um impasse porque a direção da emissora alegou não ter gerador, o que poderia ocasionar em problemas no caso de uma falta de energia.
O presidente do Sindicato das empresas jornalísticas de rádio e televisão da Paraíba, Henrique Kirilauskas, firmou, então, o compromisso de alugar um gerador para colocar a disposição da rádio.
Já com relação a TV será feito um sistema de rodízio que ficou acertado entre as emissoras.