Ser bom de voto só, não basta !

Por Rui Galdino Filho ( advogado )

Escutei as denúncias que os advogados da coligação do governador Ricardo Coutinho fizeram contra a coligação do senador Cássio Cunha Lima, que estaria comprando votos de prefeitos em troca de apoio político nos municípios. Ouvi a gravação feita por um jornalista, em conversa com o prefeito de Caiçara-PB, sobre a compra de votos e os valores acertados. Tudo muito grave se for verdade, e os indícios apontam que o fato realmente é verdadeiro.

Lí pela imprensa a reação em contrário do irmão do senador Cássio, bem como, uma nota de repúdio de todos os partidos que compõem a coligação do candidato a governador pelo PSDB. Até um outro prefeito do município de Dona Inês – PB, também se manifestou repudiando as acusações que também estaria envolvido na compra de votos.

Com relação as denúncias, elas realmente são muito graves e precisam ser apuradas. Com relação ao contraditório que li pela imprensa, achei muito fracos, ou seja, foram todos baseados em defesas, protestos e notas de repúdios em cima de fatos eminentemente políticos, ou seja, que o governador é perseguidor, que não entregou uma ambulância no município tal, que não fez estrada tal, etc, … E NINGUÉM FALOU NA GRAVAÇÃO que gerou a respectiva denúncia por quê ?

E o que mais me causou espanto, foi o final da nota de repúdio de todos os partidos da coligação do PSDB, encabeçada pelo candidato a governador Cássio Cunha Lima, dizendo o seguinte: “ A Paraíba já decidiu que dessa vez, para governar o Estado, será preciso ter voto”.

 

Ué !!! Trata-se de uma frase de efeito, mais uma defesa política, porém, pobre de argumento. É bom lembrar que para alguém se eleger numa campanha majoritária, não é preciso apenas ter voto, tem que ter a maioria dos votos válidos e devidamente computados. Além disso, o candidato também tem que ser ficha limpa, pois, se não for, terá o seu pedido de registro indeferido, ou até mesmo, se for o caso, terá seu  diploma de eleito cassado. Então, a coisa não é bem assim ! Ser bom de voto só, não basta. Tem também que ser ficha limpa e ganhar as eleições com lisura. Depois, fazer um boa gestão e tratar o dinheiro público com seriedade e o devido respeito.

 

Frases de efeito, defesas políticas e conversa mole não resolvem nada. Estamos diante de graves denúncias de compra de lideranças em busca de apoios e votos, e isso, deve ser levado em consideração e devidamente apurado. A defesa tem que ser eminentemente jurídica e não política, pois, existe uma gravação com áudio perfeito e muito claro, que foi divulgada par todos através da imprensa, e que se for verdadeira, caracteriza CRIME ELEITORAL.

 

Esse velho jargão, dizendo que na Paraíba para ser eleito é preciso ter voto, não cola mais, pois, tanto na Paraíba como em qualquer lugar do Brasil, não basta apenas ter voto para se eleger. Repito: O candidato tem que ser ficha limpa, fazer uma campanha limpa e ter a maioria dos votos, ISSO SIM, e ponto final !