A presidente da República, Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recomendaram a intervenção da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) no Diretório da Paraíba. A decisão ainda inclui a devolução do apoio da legenda a candidatura do PMDB ao Governo do Estado, que tem o senador Vital do Rêgo Filho à frente.
A informação foi confirmada com exclusividade ao WSCOM Online, nesta quinta-feira (3), por um deputado federal do próprio Partido dos Trabalhadores. A notificação da Executiva Nacional do PT deverá chegar ao Diretório Estadual nas próximas horas.
O senador Vital do Rêgo Filho vinha mantendo reuniões importantes com lideranças nacionais do PMDB e do PT, nos últimos dois dias, em Brasília. O objetivo é tentar recuperar o apoio do PT paraibano para a sua candidatura.
Vital chegou a se reunir com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB); com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB); com o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp; com o ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante (PT) e com o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Benzoini (PT).
Na oportunidade, Valdir Raupp informou que a intervenção federal poderia ocorrer no caso da Paraíba. “É uma possibilidade. É uma prerrogativa dos partidos também fazer intervenção. Nós fizemos recentemente em Tocantins. Se a aliança não for firmada, o PT Nacional poderá sim realizar uma intervenção”, disse.
Informações dão conta ainda que o presidente estadual do PMDB na Paraíba, José Maranhão, procurará os irmãos petistas Luciano e Lucélio Cartaxo ainda hoje, ao lado do senador e candidato ao governo Vital do Rêgo Filho (PMDB).
Entenda
A Executiva Estadual do PT formalizou aliança política com o PSB, do governador e candidato a reeleição Ricardo Coutinho, com a inclusão da candidatura de Lucélio Cartaxo (PT) ao Senado Federal. Os nomes foram homologados em convenção partidária realizada na última segunda-feira (30), no Forrock, em João Pessoa.
Aliado do PMDB nas últimas eleições estatais, o PT paraibano decidiu fechar aliança com o PSB após o pré-candidato ao Governo do Estado, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), desistir da disputa eleitoral deste ano. Vital do Rêgo substituiu o irmão dias depois.
Polêmica Paraíba com WSCOM