O Programa Bolsa Família da Prefeitura de João Pessoa retoma suas atividades normais a partir da próxima segunda-feira (11). A suspensão do atendimento ao público aconteceu para a implantação de uma versão mais atualizada do sistema do Cadastro Único (CadÚnico) dos Programas Sociais do Governo Federal. Durante a paralisação, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou ainda uma capacitação com os servidores sobre a nova versão.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Social (Sedes), Antônio Jácome, afirmou que a partir de agora os usuários terão mais agilidade e maior resolutividade no atendimento, tendo em vista que a circulação de informações entre a Sedes e o MDS se dará em tempo real, ou seja, on line.
“Concluímos o trabalho dentro do prazo estabelecido de modo que estamos, neste momento, empenhados em aprimorar os serviços de atendimento ao público de maior vulnerabilidade do nosso município. Outra meta é identificar, através do cadastramento, e informar aos órgãos envolvidos na execução do Plano Brasil Sem Miséria, quais famílias necessitam acessar os benefícios do Governo e assim melhorar de vida”, afirmou Antônio Jácome.
No mesmo período de suspensão, outros 357 municípios dos estados da Paraíba, Ceará, Espírito Santo, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul também interromperam seus atendimentos com o mesmo objetivo, seguindo determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Cadastramento descentralizado
O benefício para a população com a implantação do novo sistema é a descentralização da inscrição de novas famílias no CadÚnico. A partir de agora, as famílias com renda mensal de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo poderão se dirigir aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da Ilha do Bispo, Alto do Mateus, Cruz das Armas, Cristo, Valentina, Mandacaru, Gramame e São José para efetuarem seu cadastramento.
O atendimento também é realizado nos Centros de Referência da Cidadania (CRCs) dos bairros de Mangabeira, Valentina, Funcionários II, Jardim Veneza, Costa e Silva, Cruz das Armas, Cristo, Ipês, Mandacaru, Roger e Bancários.